Bronze natural e duradouro: 11 alimentos que ajudam a bronzear

Sempre quis ter um bronze dourado e duradouro? Está cansado de não conseguir ficar com uma pele morena, mesmo que passe horas estendido ao sol (sempre com proteção solar, porque saúde em primeiro lugar)? Às vezes, só precisa de uma ajuda extra. Como sempre, os alimentos certos promovem saúde e, neste caso, também ajudam a preparar a sua pele para um bronze natural e que dure o verão inteiro. Vamos-lhe contar tudo sobre os alimentos que ajudam a bronzear.

Só tem de acrescentar à sua lista de compras alimentos ricos num certo nutriente que consegue potenciar o bronze e prolongar o efeito dourado na pele. Qual é este nutriente mágico? Um carotenoide em especial, o betacaroteno. O seu “superpoder” consiste em estimular a produção da melanina, um pigmento responsável por dar cor à pele e proteger contra os efeitos nocivos da radiação solar.

Tente incluir alimentos com alto teor em betacaroteno na sua dieta, duas semanas antes da exposição solar, no mínimo, e não se esqueça de beber por dia 1,5 L de água, chá ou infusões, para manter a pele hidratada.

Quer saber onde pode encontrar este nutriente para obter um bronzeado natural?

Aqui tem a lista de 11 alimentos que ajudam a bronzear:

  1. Cenoura

Aqui nenhuma novidade, porque a cenoura sempre foi conhecida como um alimento potenciador do bronzeado. No entanto, as cenouras não vão fazer com que fique com a pele laranja, mas sim com um brilho “pele beijada pelo sol” que todos desejam. As cenouras têm um alto teor em betacarotenos, que são precursores de vitamina A. Esta vitamina melhora a visão e protege a pele dos raios ultravioleta.

Veja a receita Sumo de Cenoura e Gengibre.

  1. Batata-doce

A intensidade do amarelo ou laranja da batata-doce deve-se ao seu teor em betacaroteno. Aliás, quanto mais alaranjada a polpa, maior o teor deste nutriente. A batata-doce é dos alimentos com maior teor em betacaroteno e com maior biodisponibilidade, o que faz com que promova o bronzeado. Além disso, também é rica em vitamina B6 e potássio, que é importante para melhorar o funcionamento do coração. E o seu? Ficou a bater mais forte?

  1. Brócolos

Pensava que só conseguia arranjar a dose diária de vitamina C através das laranjas e kiwis? Os brócolos também são ricos nesta vitamina, que é importante para proteger contra deficiências do sistema imunitário, assim como contribuir para a produção do colagénio. Por isso, a combinação de betacarotenos e vitamina C nos brócolos ajuda a ter uma pele bronzeada e saudável.

Veja a receita da Coxa de Peru Recheada Com Brócolos.

  1. Abóbora

Se só associa a abóbora ao Dia das Bruxas, pense duas vezes. Quando o bronze começar a desvanecer, a partir de setembro/outubro, lute contra isso e consuma abóbora. Além de ter betacarotenos promotores de um tom dourado invejável na pele, a abóbora também tem um alto teor em fibras, que promovem a saciedade. Ficar com a pele morena e sem apetite? Parece que lhe saiu a lotaria.

Veja a receita da Sopa de Acelgas e Abóbora.

  1. Espinafre

Sempre que ouve falar em espinafre torce o nariz? E se lhe dissermos que ele ajuda a bronzear? Tem um elevado teor em betacaroteno (vai bronze!) e vitamina K. Esta vitamina ajuda na coagulação sanguínea, evita hemorragias e fortalece os ossos. Coloque mais espinafres no seu prato para um bom fluxo sanguíneo, bons ossos e pele bonita.

Veja a receita da Salada de Espinafres e Rabanetes com Frango.

  1. Pimentos

Destacam-se pelo seu conteúdo em vitamina C e carotenoides, dando aquele brilho e bronze de verão. O principal componente do pimento é a água, o que significa que tem um baixo valor energético. Também são ricos em vitamina C e A. Parece uma promoção “1 igual a 3”, “compra” baixas calorias e ainda fica com uma pele saudável e melhora a visão.

Veja a receita da Salada de Pimentos Mediterrânea.

  1. Manga

Conhece aquele ditado: “uma manga por dia mantém o bronze por perto”? Nós também não, mas pensamos que deve fazer parte da sabedoria popular. Esta fruta tropical tem carotenoides que aceleram o bronzeado, mas também tem antioxidantes que podem ajudar a prevenir o cancro.

  1. Tomate

“É preciso ter tomates” para ter um bronze de fazer inveja. A sua cor vermelha significa que tem alto teor de carotenoides, onde se destaca o licopeno. O licopeno é um antioxidante que combate os radicais livres e protege o sistema cardiovascular, pode ajudar a prevenir o cancro e retarda o envelhecimento. Introduza mais tomate na sua alimentação diária, já que o seu corpo e a pele agradecem.

Veja a receita da Quiche de Tomate Cereja e Queijo Feta.

  1. Pêssego

Quer ter uma “pele de pêssego”, suave e com ar saudável? Nada que um pêssego não resolva. Apesar de existirem diferentes variedades, a cor amarela ou rosada da polpa mostra que o pêssego é uma boa fonte de betacaroteno. Também tem um valor considerável de potássio, que ajuda a manter a pressão sanguínea nos valores normais. Ah, e evita a retenção de líquidos. Menos inchaço e mais bronze? Sai um pêssego para a mesa 1, se faz favor.

  1. Couve

A couve não serve só para fazer caldo verde, mas também é rica em compostos antioxidantes. Eles ajudam a proteger contra alguns tipos de cancro, melhoram o sistema imunitário e protegem o corpo de infeções. Além disso, tem um alto teor de… tentem adivinhar… carotenoides. Se precisa de mais uma razão para ingerir mais couve, pense na sua saúde e na pele bronzeada.

  1. Meloa

Este fruto de verão ajuda na hidratação, já que 90% é água. A cor alaranjada da polpa provém da presença de betacarotenos. Por isso, para evitar que se desidrate na praia e fique com queimaduras na pele, use protetor solar e coma uma fatia de meloa.

Agora que já sabe os alimentos que ajudam a bronzear, é só adicionar à sua lista de compras!

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h