O que é o Flexitarianismo?

Flexitarianismo: esta palavra quase impronunciável é, na verdade, muito fácil de compreender, visto que deriva da junção de palavras “flexível” + “vegetariano”. É também conhecido como semivegetarianismo ou, numa versão mais popular, “vegetariano, mas só às vezes”.

O que quer isto dizer? Se, por um lado, os vegetarianos eliminam carne e peixe da sua alimentação (e, por vezes, outros alimentos de origem animal), os vegans eliminam carne, peixe, ovos, lacticínios e todos os alimentos de origem animal. Por sua vez, os flexitarianos procuram encontrar um meio-termo, para colher os benefícios de uma alimentação vegetariana saudável, mas consumindo também ocasionalmente produtos animais.

Assim, o flexitarianismo identifica-se mais como um estilo de vida do que uma dieta e segue os seguintes princípios:

• Ingerir mais hortofrutícolas e cereais integrais;
• Ingerir mais proteína de fonte vegetal, em vez da animal;
• Ser flexível e incorporar produtos animais esporadicamente;
• Comer os alimentos na sua forma natural, evitando consumir alimentos processados;
• Limitar o consumo de açúcares.

Sendo assim, quais são os benefícios para a saúde de seguir o flexitarianismo?

Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

Uma alimentação rica em fibras e gorduras saudáveis, como é o caso do flexitarianismo, vai ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares, visto que este tipo de dieta ajuda a manter a pressão arterial nos valores normais e aumenta o colesterol HDL, conhecido como o bom colesterol.

Reduzir o risco de diabetes tipo 2

Um estudo* publicado em 2009 concluiu que a prevalência de diabetes tipo 2 é 1,5% menor em flexitarianos, quando comparado com os não vegetarianos. Estes resultados provavelmente devem-se ao facto de dietas baseadas num maior consumo em hortofrutícolas auxiliarem no emagrecimento e, além disso, promovem a redução da ingestão de açúcares. Por conseguinte, verifica-se uma diminuição de risco de diabetes tipo 2.

Reduzir o risco de cancro

O flexitarianismo aposta no consumo de frutas, verduras, frutos secos e cereais integrais, alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de aparecimento de cancro. Assim, é benéfico incorporar mais refeições vegetarianas no seu dia a dia.

Precauções
É um facto: não há bela sem senão. No flexitarianismo deve ter em atenção que se limita o consumo de carne e outros produtos animais, pelo que pode comprometer o aporte de vitamina B12, ferro, zinco e cálcio. Por isso, os flexitarianos devem ter em atenção as suas escolhas alimentares, por forma a não sofrerem carências nutricionais.

Assim, aconselhe-se com um nutricionista Dieta EasySlim para garantir que a ingestão de todos os macro e micronutrientes está assegurada.

*Tonstad S, Butler T, Yan R, Fraser GE. Type of vegetarian diet, body weight, and prevalence of type 2 diabetes. Diabetes Care. 2009;32(5):791-796. doi:10.2337/dc08-1886

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h