
Sejamos sinceros, os últimos dois anos não têm sido fáceis para o mundo. É natural que, face a todas as incertezas e instabilidade que temos vindo a atravessar, o stresse e a ansiedade vão levando o melhor de nós.
Aprender a relaxar, a desconectar do mundo à nossa volta e a reconectarmo-nos connosco é cada vez mais urgente e um contributo gigantesco para a nossa saúde mental e bem-estar. Muitas pessoas alegam que fumar, consumir bebidas alcoólicas, drogas ou alimentos calóricos são formas de escapar ao stresse e ansiedade, mas todas essas práticas comprometem a nossa saúde. É por isso que hoje a Dieta EasySlim® lhe quer ensinar algumas estratégias para relaxar e manter-se saudável, física e mentalmente.
Medite
A meditação pode ser utilizada como uma forma de aumentar a concentração e desfocar a sua atenção de pensamentos e sentimentos que o deixam ansioso e agitado. Pode ser colocada em prática em qualquer lugar ou momento.
Se não tem experiência, experimente usar uma app de meditação guiada e sinta na pele os benefícios desta prática.
Pratique exercício físico
O exercício físico é o antidepressivo natural mais subvalorizado de todos. Para além de o ajudar a abster-se do que o rodeia, o exercício permite que o nosso cérebro produza endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar e ajuda a regular o nosso ambiente hormonal, incluindo o cortisol, hormona do stresse.
Tenha hobbies criativos
Pintura, escultura, bordado ou outros hobbies que lhe permitam dar largas à sua imaginação, são boas formas de o ajudar a concentrar-se em algo, a relaxar e permitem-lhe ausentar-se do ambiente que o inquieta.
Foque-se numa tarefa de cada vez
Conhece a expressão “quem muitos burros toca, algum deixa para trás”? A verdade é que quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, somos menos propensos a conseguir executá-las corretamente ou mesmo a terminá-las. Isto pode deixar-nos assoberbados e trazer sentimentos de stresse e impotência.
Visualize imagens
Esta é uma das técnicas utilizada na meditação, que lhe permite facilitar o foco e concentração. Basta selecionar uma imagem que lhe agrade (paisagem, momento, fotografia) e tentar, durante alguns instantes concentrar-se nela. Pode para isso utilizar imagens reais, por exemplo uma fotografia no seu telefone, ou apenas imaginá-la.
Substitua os pensamentos negativos por positivos
No início pode parecer-lhe muito desafiante, mas vai ver que com a prática, este tipo de pensamento se tornará automático. Comece por se focar nos acontecimentos positivos do dia-a-dia e tente utilizar expressões como “é desafiante, mas eu vou dar o meu melhor” em vez de expressões como “eu não sou capaz”.
Tire tempo para si
Ter tempo para as atividades que gosta, como ler, ver um filme ou passear à beira-mar é muito importante. Numa época em que cada vez nos é exigido mais e melhor, ser capaz de criar um momento só seu, ajudará a que se sintas conectado consigo e a estar mais tranquilo.
Passe tempo com família e amigos
Dividir o tempo com pessoas que lhe são importantes pode ser uma ótima forma de se abstrair do stress diário. Faça uma pausa para café e convide um amigo para ir consigo, faça um passeio em família… Ao mesmo tempo que descontraem em conjunto, está a promover relações mais saudáveis e duradoras.
Faça uma massagem relaxante
Muitas vezes o nosso corpo vai acumulando as tensões que a nossa cabeça sente no dia-a-dia. Uma massagem relaxante, sobretudo utilizando óleos essenciais com essas propriedades, poderá ajudá-lo a sentir o seu corpo mais leve e consequentemente, maior bem-estar.
Alimente-se bem
Uma alimentação saudável tem um grande impacto na nossa saúde mental. Quanto melhor o nosso corpo funciona, melhor nos vamos sentir. Para além disso, alguns alimentos e plantas, como a camomila, valeriana, passiflora, alface, maracujá e alfazema, têm propriedades conhecidas que o podem ajudar a sobreviver ao stresse do dia-a-dia.