10 dicas para cortar calorias na cozinha

Se o seu objetivo é emagrecer, o défice calórico é essencial para que isso aconteça.

Como?

A Dieta EasySlim® vai ensinar-lhe alguns truques para poupar calorias, ao mesmo tempo que prepara refeições deliciosas.

1. Modere a utilização de gorduras

Apesar de em Portugal a cultura é estimular o consumo de azeite, uma gordura saudável, não deixa de ser uma gordura. Para que saiba, cada grama de gordura tem cerca de 9kcal, mais do dobro de um grama de hidratos de carbono ou proteína. Alimentos como azeite, óleo, manteiga, banha, natas, abacate, oleaginosas, sementes e coco, devem ser sempre utilizados com parcimónia e dispensados quando a sua utilização não é essencial.

 

2. Prefira cozer, cozer a vapor, saltear, grelhar e estufar

A verdade é que, para além de vários destes métodos de confeção preservarem melhor os nutrientes dos alimentos, eles dispensam a utilização de gorduras ou utilizam uma quantidade bastante reduzida. Se evitar fritos e refogados, poupará nas calorias.

 

3. Dê preferência a carnes, peixes e laticínios magros

Novamente, falamos de poupar calorias em gorduras. Escolher alimentos como frango, peru, coelho, cortes magros de vitela e porco, peixes como pescada e bacalhau, mariscos e moluscos significa selecionar alimentos de baixo valor calórico. Nos laticínios, prefira leite magro, troque os iogurtes “normais” por iogurtes magros e escolha os queijos com -50% de gordura.

 

4. Limpe os alimentos de todas as peles e gorduras visíveis

Sabia que ao retirar a pele do frango consegue reduzir em cerca de 30% o seu valor calórico? Simples e eficaz, certo? Para além de ser um “reservatório” de gordura, a pele dos animais também concentra mais colesterol.

 

5. Utilize ervas aromáticas e especiarias

Comer de forma saudável não tem de ser sinónimo de refeições aborrecidas. Se gosta de comida saborosa e recorre a molhos e temperos preparados para o conseguir, experimente adicionar especiarias e ervas aromáticas aos seus pratos. Garantimos-lhe que vai conseguir todo o sabor que deseja por pouquíssimas calorias.

 

6. Prefira alimentos in natura

Muitas vezes recorremos a refeições prontas, temperos e molhos prontos para facilitar a nossa vida na cozinha. Mas a verdade é que, muitas vezes, esse tipo de produtos tem açúcar e gordura de adição, para não falar de farinhas e outros espessantes para melhorar a textura final.

 

7. Se cozinhar com queijo, escolha variedades de sabor mais intenso

Parece contraditório, certo? Queijos de sabor mais intenso, os curados, geralmente também têm maior teor de gordura e valor calórico. Mas o facto de terem um paladar mais forte, permite-lhe que utilize quantidades muito menores para conseguir o mesmo resultado final.

 

8. Hortícolas, hortícolas, hortícolas

De alto valor nutricional e baixo valor calórico, os hortícolas permitem-lhe não só adicionar volume às suas refeições, mas também adicionar sabor. Pode adicioná-los aos seus pratos normais, fazendo com que a porção que consome habitualmente (mesmo volume) tenha significativamente menos calorias.

 

9. Reduza a quantidade de açúcar adicionado

Chegámos à secção dos doces e sobremesas… Apesar da pastelaria ser uma arte que requer muita técnica e precisão, a verdade é que grande parte das receitas pode sofrer alguns ajustes sem comprometer o resultado final. Por isso, se é dia de festa e decidiu preparar algum doce, reduza a quantidade de açúcar da receita ou substitua por açúcar light (parte açúcar e parte adoçante) ou mesmo adoçante.

 

10. Faça trocas inteligentes

Se nunca experimentou trocar natas ou maionese por alternativas como queijo de barrar light, iogurte grego ligeiro ou iogurte natural, não sabe o que está a perder. Trocar alimentos com maior teor de gordura por alimentos de sabor e textura semelhantes e menor valor calórico é garantia de muito sabor, por muito menos calorias.

 

Se seguir as nossas dicas, não só os seus cozinhados vão ser menos calóricos, como também mais saudáveis.

Se quiser também sugestões de receitas, clique aqui.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h