Nootrópicos: potencie o seu cérebro

Em algum momento da vida, todos nós já desejámos ser mais inteligentes, ter uma memória melhor ou maior capacidade de aprendizagem.

 

E, não sendo um desejo fácil de concretizar, a verdade é que existem uma série de substância capazes de melhorar a função cerebral, os nootrópicos, também conhecidos como “drogas inteligentes” ou “potencializadores cognitivos”.

Embora existam várias definições para o termo nootrópico, a mais conhecida foi proposta pelo químico romeno Dr. Corneliu Giurgea na década de 1970. Segundo ele, para ser considerado um nootrópico, uma substância deve atender aos seguintes critérios:

  • Melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem.
  • Proteger o cérebro contra danos físicos e químicos.
  • Aumentar a eficiência dos processos neuronais relacionados com a aprendizagem e memória.
  • Não apresentar efeitos colaterais significativos e não ser tóxico.

No entanto, hoje em dia o termo é aplicado a qualquer substância, natural ou sintética, que possa exercer um efeito positivo nas capacidades mentais. No geral, podem ser divididos em 3 categorias: suplementos, compostos sintéticos e medicamentos sujeitos a prescrição médica.

Estes compostos têm ganho cada vez mais popularidade nos últimos anos e são amplamente utilizados para melhorar a função cerebral, aprimorar a memória, aumentar a concentração e até mesmo promover o desempenho mental em geral. A cafeína, por exemplo, é uma das substâncias mais consumidas no mundo e é conhecida pelos seus efeitos estimulantes no sistema nervoso central. Ela pode aumentar a atenção, a concentração e reduzir a fadiga mental temporariamente. Por outro lado, nootrópicos como o piracetam, têm sido estudados como potenciais facilitadores de aprendizagem e memória, embora os seus mecanismos de ação exatos ainda não estejam completamente compreendidos.

Principais nootrópicos:

  • L-teanina: parece melhorar os efeitos mentais da cafeína e, em conjunto, permitem melhor desempenho em multitasking. Poderá obter esta combinação bebendo chá verde.
  • Citicolina: medicamento sujeito a receita médica na Europa, tem demonstrado um impacto positivo na memória (sobretudo quando usada no tratamento de doença vascular cerebral).
  • Creatina monohidratada: usada frequentemente em contextos desportivos, estudos têm vindo a mostrar a sua função na melhoria de capacidades de raciocínio e memória a curto prazo.
  • Bacopa monnieri: tradicional da cultura indiana e medicina ayurvedica, esta planta pode ajudar o cérebro a processar informação com mais facilidade, por ajudar no crescimento das dendrites (ligações das células cerebrais).
  • Ginkgo Biloba: promove o aumento da produção de fatores de crescimento nervoso e glial, aumentando a ação de neurotransmissores ligados à memória, à sensação de conquista e à concentração: acetilcolina, dopamina e GABA. Melhora o metabolismo de enzimas antioxidantes e de radicais livres e reduz o declínio cognitivo.

No entanto, enquanto alguns nootrópicos têm sido amplamente utilizados e estudados, outros permanecem em fase inicial de pesquisa. À medida que a ciência avança, mais compostos são investigados para entender o seu potencial impacto no cérebro humano.

Algumas áreas em desenvolvimento são:

  • Neuroproteção: investigar quais os nootrópicos com potencial para proteger o cérebro contra danos causados por fatores ambientais, como stress oxidativo, inflamação e envelhecimento.

 

  • Plasticidade cerebral: estudar nootrópicos que podem aumentar a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro se adaptar e remodelar conexões neuronais, permitindo uma aprendizagem mais eficiente.

 

  • Função executiva: explorar substâncias que possam aprimorar a função executiva do cérebro, incluindo habilidades como o planeamento, tomada de decisões, resolução de problemas e autorregulação.

 

  • Transtornos cognitivos: pesquisar nootrópicos que possam ser úteis no tratamento de distúrbios cognitivos e neurológicos, como o Alzheimer e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

Embora a ideia de aumentar a capacidade cognitiva e melhorar o funcionamento do cérebro seja atraente, é fundamental lembrá-lo que não existe uma “pílula mágica” que lhe permita aprimorar completamente a inteligência ou a memória. O cérebro é um órgão complexo e, o seu funcionamento é influenciado pela combinação de fatores genéticos, ambientais, estilo de vida e saúde geral. É importante realçar que os efeitos dos nootrópicos podem variar de pessoa para pessoa, e nem todos os indivíduos experimentarão melhorias significativas nas suas funções cognitivas ao usá-los. Para além disso, o uso indiscriminado ou abusivo destas substâncias pode levar a efeitos colaterais indesejados e até mesmo prejudicar a saúde.

 

Portanto, antes de considerar o uso de nootrópicos, é fundamental procurar orientação especializada e entender completamente os riscos e benefícios associados a essas substâncias.

Nunca descartando, obviamente, a noção de que uma abordagem holística que inclua hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos, sono adequado e manter-se intelectualmente ativo continuará a ser essencial para promover a saúde cerebral a longo prazo.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h