Como ter uma alimentação saudável e sustentável/eco-friendly

Nos tempos que correm, cada vez mais a saúde e sustentabilidade caminham de mãos dadas. Porquê termos preocupações com a nossa saúde se não nos preocupamos também com o planeta e o meio que nos envolve?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2050, a população mundial será superior a 9 biliões e, como tal, será necessário produzir mais 60% de alimentos daqueles que são já hoje produzidos.

O que é então uma alimentação sustentável? Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas, é uma alimentação com baixo impacto ambiental e que contribui para a segurança alimentar e nutricional da população, assim como para o seu estado de saúde, tanto no presente como no futuro.

Se está preparado para fazer melhores escolhas, para si e para o planeta, venha daí que a Dieta EasySlim® dá-lhe uma ajuda!

 

Descasque mais e desembale menos:

As embalagens dos produtos que consumimos têm grande impacto ambiental, sobretudo quando falamos de plásticos. Mas se prestar real atenção, vai perceber que a maioria dos produtos embalados são também os que requerem algum tipo de processamento. Prefira então escolher ingredientes e não produtos alimentares, se possível adquirindo avulso e reutilizando os recipientes para transporte e armazenamento.

 

A base da alimentação deve ser vegetal:

A indústria pecuária tem grande impacto ambiental, sobretudo pelo consumo de água que acarreta. Desta forma, diminuirmos o consumo de produtos de origem animal em detrimento dos vegetais, estamos a poupar água, a preservar a nossa saúde e a do ambiente.

 

Compre local e sazonal:

Alguma vez pensou no impacto ambiental que tem o consumo de produtos de outras partes do mundo? A verdade é que eles precisam de ser transportados de alguma forma para chegarem até nós, para além de todos os recursos extra necessários para que se conservem da melhor forma. No entanto, esta demora da colheita até ao prato, pode também significar perda de algumas vitaminas pelo caminho. Por isso, opte sempre por produtos nacionais (verifique a origem do produto no rótulo) e da época.

 

Escolha produtos certificados:

Hoje em dia, existem diversos selos e certificações que atestam que os produtos que escolhemos são provenientes de técnicas de agricultura mais sustentável.  Por exemplo, o símbolo da Labelling Rainforest Alliance promove a responsabilidade ambiental, a igualdade social e a viabilidade económica para as comunidades agrícolas. Uns dos pontos essenciais é impedir o desmatamento, promover o reflorestamento, melhorar a saúde dos agricultores/trabalhadores e proteger os direitos dos trabalhadores e das crianças. Ficam aqui alguns exemplos de símbolos que deve ter em consideração:

 

 

Minimize o desperdício alimentar:

Uma das formas mais fáceis de poupar o ambiente, é garantindo que desperdiça o mínimo de alimentos possíveis. Isto incluiu garantir que não deixa os produtos que tem em casa estragar ou passar de validade e que aproveita os alimentos ao máximo. Como pode fazer isto? Planeie as refeições com antecedência, mantenha a dispensa e frigorifico organizados (colocando os produtos novos sempre atrás dos mais antigos), aproveite as sobras para fazer novas refeições e as aparas dos vegetais para sopas e caldos caseiros.

 

O sistema alimentar em que hoje vivemos é também nossa responsabilidade. Através de pequenas mudanças na nossa alimentação podemos minimizar danos irreversíveis no ecossistema não comprometendo o futuro das próximas gerações, enquanto preservamos também a nossa saúde.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h