Como criar resoluções de ano novo duradouras?

Ano após ano a história repete-se: fazemos infinitas promessas de mudança, até porque já diz o ditado “ano novo, vida nova”, mas, de forma geral, são poucas as resoluções que acabamos por colocar em prática e menos ainda aquelas que conseguimos alcançar.

No entanto, não tem que ser assim! 2023 pode mesmo ser o seu ano, aquele em que conquista as metas que estabeleceu para si e a Dieta EasySlim® está aqui para o ajudar nessa jornada.

 

Defina prioridades:

Se definir 20 resoluções de ano novo, o mais provável é que não cumpra com nenhuma. Não é fácil mudar hábitos, especialmente se forem muitos ao mesmo tempo. Faça uma lista curta, com o que realmente pretende alcançar e foque-se nisso.

 

Objetivos SMART:

Já ouviu falar neste conceito? SMART é um acrónimo para 5 critérios que devem estar presentes quando definimos os nossos objetivos:

– S – Específicos: quanto mais claro e detalhado for um objetivo mais facilmente o realizará.

Entenda que é diferente dizer que “quer emagrecer” e dizer que “quer emagrecer 5kg”. Ao especificar o seu objetivo, já está a traçar uma meta concreta.

– M – Mensuráveis: implica que o progresso para o objetivo que delineou precisa de conseguir ser medido, geralmente sobre a forma de número ou percentagem.

Imagine que decidiu reduzir a frequência com que consome doces na semana, ao estabelecer que passará de 5 para 2 vezes, é possível ir avaliando o progresso até à meta.

– A- Alcançáveis: de nada lhe serve criar objetivos desproporcionais à sua realidade, eles precisam de ser concretizáveis, caso contrário irá perder a motivação ao longo do caminho.

Se quer começar a praticar exercício físico, mas tem uma agenda sobrelotada, não se proponha a ir ao ginásio todos os dias inicialmente. Defina qual o número mínimo de vezes que será possível fazê-lo nessas circunstâncias e comece por aí.

– R – Relevantes: os objetivos que define precisam ser relevantes para a sua vida, daí termos começado por dizer que deve definir as suas prioridades.

– T – Temporais: os objetivos precisam de ter um prazo limite para serem alcançados, caso contrário são apenas um sonho. Definir esse prazo vai ajudar a que se foque e os priorize.

 

Identifique os seus pontos fortes e fracos:

Nada melhor que nos conhecermos e sabermos usar as nossas forças (e as fraquezas) a nosso favor. Isso irá fazer com que possa explorar os aspetos que para si são mais fáceis de realizar e que possa modificar os comportamentos que o prejudicam.

 

“Fracione” os objetivos:

Pegar num objetivo maior e parti-lo em objetivos mais pequenos pode ser uma ajuda importante para conseguir alcançá-lo. Assim, irá sentir que está a conquistá-lo de cada vez que atingir um desses objetivos intermédios.

Por exemplo, se quiser emagrecer 20kg, defina 4 metas de 5kg cada. Assim não lhe parecerá que a sua meta está tão distante e pode alcançá-la num espaço de tempo mais curto.

 

Tenha paciência:

Mudanças de hábitos não se dão do dia para a noite. Na verdade, não se dão de todo, se pensarmos que o cérebro é incapaz de esquecer um hábito antigo, apenas o consegue substituir por um novo. Por isso vá com calma e alinhe as suas expectativas. É natural que possa passar por fases de maior desânimo, menos motivação ou que tenha a sensação que nunca mais chega, mas a verdade é que, se não desistir, dia após dia estará mais próximo da meta.

 

Não seja demasiado rígido:

Quando idealizamos aquilo que queremos que aconteça no próximo ano, estamos longe de imaginar todas as voltas e reviravoltas que nos esperam ao longo desse tempo. A vida acontece, os imprevistos surgem e isso poderá implicar redefinir objetivos ou que mesmo alguns deles possam ficar pelo caminho.

Seja flexível consigo mesmo. Foque-se naquilo que conseguiu alcançar e celebre as vitórias que conquistou até então.

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h