
Já ouviu falar em Climaterian? O termo foi destacado pelo The New York Times em 2015 entre “as novas palavras sobre alimentação” e integrou o Dicionário Cambridge no ano seguinte, de forma simples significa fazer escolhas alimentares de acordo com o que é menos prejudicial para o meio ambiente.
A Dieta EasySlim® vem falar-lhe mais sobre este estilo de vida, sobretudo para que saiba como conciliar a sua saúde com a do meio ambiente.
Consumir alimentos produzidos localmente, reduzir o consumo de produtos animais e dar preferência ao consumo de aves e carne de porco (que têm menos impacto ambiental), aproveitar integralmente os alimentos (caroços, cascas, etc.) e evitar o desperdício são algumas das medidas adotadas por climaterians. Estas visam diminuir a emissão de dióxido de carbono e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.
Uma questão fundamental neste sistema é entender o processo que envolve os alimentos que comemos, da produção, ao transporte e processamento e fazer as melhores escolhas dentro das possibilidades de cada um. Dados da ONU mostram que aproximadamente 75% de toda a água doce do planeta é destinada à pecuária e à agricultura, por isso de pouco adianta desligar a torneira em casa se não repensarmos o nosso consumo alimentar, sobretudo de carne.
Apesar do foco dos climaterians ser principalmente o impacto ambiental dos alimentos e não o valor nutricional dos mesmos ou o seu custo, a verdade é que é possível conciliar as várias questões.
A Associação Portuguesa de Nutrição, no seu e-book de sustentabilidade, sugere:
- Definir uma lista de compras e adquirir apenas os alimentos necessários para consumo;
- Preencher metade do prato com alimentos de origem vegetal;
- Limitar a 1/4 do prato os alimentos de origem animal;
- Limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas;
- Aumentar o consumo diário de leguminosas e utilizá-las em substituição da carne, pescado ou ovos em algumas refeições da semana;
- Preferir alimentos locais e da época;
- Consumir pescado nacional, conforme a época e com o tamanho mínimo exigido pela lei;
- Reaproveitar as sobras de outras refeições;
- Reduzir o desperdício na preparação e confeção dos alimentos;
- Cozinhar em panela de pressão, permite economizar mais energia;
- Limitar o uso de forno;
- Ferver a água num jarro elétrico, é mais rápido e envolve menos custos energéticos;
- Manter a panela tapada, enquanto cozinha e desligar o fogão pouco tempo antes do final da cozedura;
- Adquirir produtos avulso;
- Reutilizar embalagens;
- Atentar à data de validade dos produtos e acondicionar na zona frontal os alimentos com a data de fim mais próxima;
- Acondicionar convenientemente os alimentos;
- Consumir, em primeiro lugar, os alimentos mais perecíveis;
- Reciclar as embalagens utilizadas;
- Fazer um canteiro aromático, por exemplo.
Se ler com atenção, vai perceber que muitas destas sugestões estão alinhadas com aquilo que a Dieta EasySlim® tem vindo a transmitir-lhe ao longo do tempo, como sendo pilares para um estilo de vida e alimentação saudável.
E se ficou interessado neste conceito, mas acha que exige demasiado trabalho, saiba que atualmente existem aplicações que fornecem receitas alinhadas com um estilo de vida Climaterian e que lhe permitem cozinhar com menor impacto ambiental e mínimo esforço.