Jantares de Natal: como gerir?

Chegou uma das épocas mais bonitas do ano, e com as luzes, espírito natalício e as prendas, chegam também os inúmeros jantares de Natal. Muitos deles começam ainda no mês de novembro, estendem-se até janeiro e podem ser responsáveis por alguns dos excessos que normalmente se cometem por esta altura e quiçá, alguns quilos extra.

 

No entanto, não tem que ser assim. Uma citação atribuída a Benjamin Franklim pode ser traduzida como “falhar em planear é planear para falhar” e nada poderia ser mais verdade. Com a devida organização, consciência, responsabilidade e foco, é bem possível navegar por esta época sem (grandes) estragos. Não sabe como? A Dieta EasySlim® dá-lhe um ajuda!

 

Organize-se e selecione

Tendencialmente os jantares de Natal são marcados com alguma antecedência, mais que não seja para minimizar o conflito de agendas entre todos os participantes. E já que assim é, porque não tirar partido disso? Saiba que não pode ter tudo e se está num plano de emagrecimento ou apenas a gerir o peso, é impossível comer todos os extras que deseja sem que isso tenha uma consequência.

Por isso, organize-se e selecione em que contexto esses extras valem a pena: é naquele restaurante que tem a sua sobremesa favorita? É o copo de vinho com os seus amigos do liceu? Este tipo de estratégia irá ajudá-lo a não se desviar tanto dos seus objetivos.

 

Faça gestão da sua alimentação no resto dos dias

A ideia não é tentar compensar os excessos que possa ter cometido num jantar de Natal, mas sim, que saiba que fora daquele momento, deve manter a sua rotina normal de alimentação. No entanto, poderá ser inteligente optar por refeições mais leves e menos calóricas, dando preferência ao consumo de proteína e vegetais.

 

Não vá para o jantar com fome

Não ir de estômago vazio irá ajudar a que consiga pensar com mais clareza e selecione melhor os alimentos. Atrasar ou reforçar o lanche da tarde pode ser uma escolha inteligente. Opte por palitos de vegetais, um ovo cozido, uma sopa ou até uma gelatina light, de forma a sentir-se mais confortável e confiante das escolhas que irá fazer posteriormente.

 

Perdido por 100 não é perdido por 1000

Este tipo de pensamento fatalista pode ser a verdadeira desgraça para a dieta. Achar que porque não se conseguiu controlar tão bem no primeiro jantar, ou porque já comeu algo que não seria suposto é desculpa para comer tudo o que lhe aparece só fará com que os excessos sejam maiores, bem como a probabilidade de aumentar de peso.

 

Pratique exercício físico

Os excessos calóricos normais destes eventos podem (e devem!) ser usados como energia extra para os seus treinos. Esta será a forma mais inteligente, e eficiente, de rentabilizar tudo aquilo que possa ter comido a mais. Seja uma caminhada, corrida, ida ou ginásio ou aula de grupo, o importante é que se mexa!

 

Modere o consumo de bebidas alcoólicas

Com 7Kcal por cada grama e sem valor nutricional, o álcool pode ser responsável por aumentar significativamente a sua ingestão calórica. Isto sem contarmos que muitos cocktails, por incorporarem bebidas açucaradas ou mesmo açúcar terão um impacto ainda mais prejudicial. Significa isto que não pode beber? Não, mas seja moderado. Prefira um copo de vinho ou cerveja à refeição. Se for beber sangrias ou cocktails, se possível, opte por versões sem açúcar ou feitos com bebidas light/zero.

 

O Natal e a Passagem de Ano são apenas 2 dias. Cada um dos seus jantares de Natal irá apenas representar uma das refeições daquele dia. Não é necessário comprometer todo o progresso que fez até aqui, basta ser cuidadoso e colocar em primeiro lugar o seu bem-estar a longo prazo e não apenas a satisfação imediata. E lembre-se, aproveite!

 

Boas festas!

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h