Dia da Asneira: Sim, Não ou Talvez?

Fazer ou não fazer o Dia da Asneira… Eis a questão!

Antes de mais, é fundamental esclarecer o que é o dia da asneira (ou refeição livre): um momento em que pode cometer alguns excessos alimentares, quer seja pela qualidade nutricional ou pela quantidade alimentar. Estes dias, normalmente, são utilizados para ajudá-lo a matar saudades dos seus alimentos preferidos, para sair do modo “estou com desejos” e para reiniciar o metabolismo, preparando-o para mais uma semana de dieta.

Apesar de parecer uma opção espetacular, será que esta e exceção à regra vai favorecer ou dificultar o seu emagrecimento?
A Dieta Easyslim esclarece as suas dúvidas. Ora veja:

O dia da asneira permite reiniciar o metabolismo?

Há quem acredite que ingerir mais calorias faz com que o corpo também acelere o metabolismo para as queimar. No entanto, esta é uma crença errada. Pense que, apesar de haver um aumento do metabolismo derivado da digestão, este aumento não irá compensar ou gastar as calorias em excesso que consumiu.

O dia da asneira tem efeitos adversos?

Estudos indicam que quem faz o dia da asneira tem menor tendência em praticar qualquer tipo de atividade física. Ainda mais preocupante é o facto de que este tipo de dias pode incentivar comportamentos de compulsão alimentar, com episódios alimentares excessivos, ou até que não queira retomar o seu plano alimentar.

Só que no dia da asneira posso comer o que gosto e não posso?

Outro inconveniente deste tipo de estratégia é que há uma perpetuação da mentalidade de “alimentos bons” vs “alimentos maus”. Não é saudável (ou correto) criar esta divisão, uma vez que acaba por criar uma relação disfuncional e errada com os alimentos. Consequentemente, esta distorção faz com que ingira mais alimentos “bons”, porque fazem bem e não trazem quaisquer consequências, ou consuma mais alimentos considerados “maus” porque, afinal de contas, “perdido por cem, perdido por mil”. Mas calorias em excesso, qualquer que seja a origem alimentar, dificultam o emagrecimento.
Comece a considerar os alimentos como apenas algo que lhe fornece energia suficiente para fazer as suas atividades diárias e a forma como enfrenta o seu plano alimentar será muito mais positiva.

Mas é só um dia!

E, por fim, mas não menos importante: o dia-a-dia já apresenta, por si só, momentos em que o plano alimentar não será 100% respeitado, como festas de aniversário, convívios com amigos e família, entre outros eventos. Se a estes episódios ainda acrescentar o dia da asneira, acaba por adicionar (ainda) mais desafios para atingir o seu resultado.

 

Dia da asneira: sim, não, talvez? A resposta é… não! A Dieta EasySlim preocupa-se consigo e trabalhamos em conjunto para que atinja o seu objetivo. Por essa razão, sugerimos que não faça o dia da asneira uma vez que é contraproducente: há uma ingestão alimentar que pode estragar todos os resultados obtidos durante o resto da semana.

Assim, o mais eficaz até para manter os seus resultados a longo prazo, é compreender que é importante a mudança de hábitos de estilo de vida e fazer uma reeducação alimentar. Merece isto e a Dieta Easyslim está cá para si e para ajudar em cada passo para que seja a melhor versão de si.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h