Chás para Redução da Retenção de Líquidos

Chás para Redução da Retenção de Líquidos

Tem regularmente sensações de inchaço ou de maior rigidez em determinadas zonas do corpo, ou até mesmo a sensação de maior lentidão na realização de determinadas tarefas? 

Estes tipos de sensações podem estar relacionadas com sintomas de edema, que consiste na retenção de fluidos ou retenção de líquidos, termo mais vulgarmente conhecido. 
A retenção de líquidos é sentida essencialmente nos pés, tornozelos, pernas e zona abdominal, equando não são devidamente libertados através da urina.

Os principais motivos que podem originar a retenção são a reduzida ingestão de líquidos, o tipo de alimentação, o consumo excessivo de sal, o sedentarismo, hereditariedade e também as alterações hormonais. Passar muito tempo na mesma posição: seja sentado ou de pé, estar sob temperaturas mais quentes, a utilização de roupa demasiado apertada, a ansiedade ou o stress são também parte dos motivos que podem levar a problemas como a retenção de líquidos. 

Não tem bem a certeza se sofre ou não deste tipo de problema? De forma simples e sem sair de casa, pode ficar a perceber! Aperte a pele durante algum tempo e, após soltá-la, caso doa, fique marcado ou a pele demore algum tempo a voltar ao normal, é certo que está a fazer retenção de líquidos.
Na maioria dos casos é possível reduzir a retenção através de alterações na alimentação e atividade física, bem como através da ingestão de 1,5 a 2L de líquidos por dia.

Quando há ingestão de líquidos, o consumo de chás ou infusões pode ser uma das maneiras mais eficazes, pois além de reduzir a retenção de água, contribui na libertação de toxinas, melhora o trânsito intestinal, ajuda a saciar e aumenta o metabolismo.

Alguns chás e infusões têm maior poder diurético que outros, destacando-se:

Chá verde e branco
Estes chás têm na sua composição cafeína, o que contribui para acelerar o metabolismo, dada a sua capacidade termogénica. Possui também catequinas e flavonoides, com propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir a inflamação, a prevenir o aparecimento de várias patologias e a retardar o envelhecimento.

Dente de Leão ou taráxaco
O dente de leão ajuda não só a evitar a retenção de líquidos, como faz com que o fígado e a vesícula sejam mais eficazes na eliminação de toxinas e gorduras, ajudando na desintoxicação. Além da ação diurética, também ajuda a regular o sistema hormonal, através da presença de fitoesteróis.

Cavalinha
O chá de cavalinha é bastante eficaz na retenção de líquidos pelo seu potente efeito diurético e drenante, mas também pode ajudar na perda de peso, já que acelera o metabolismo. Uma propriedade que o distingue dos outros chás é a sua capacidade em ativar a circulação sanguínea, aliviando a sensação de pernas cansadas.

Toranja
A infusão de toranja tem vários efeitos benéficos, mas é necessário ter alguma precaução antes de consumir, uma vez que pode interagir com várias medicações. No entanto, é uma excelente opção, uma vez que tem uma grande capacidade diurética, mas também consegue reduzir o apetite e ansiedade.

Hibisco
A infusão de hibisco tem também antioxidantes e flavonoides, além de ter vitamina C e minerais, que vão facilitar a digestão, a reduzir a massa gorda e também a evitar a retenção de líquidos.

Gengibre
O gengibre é um alimento com poder termogénico, acelerando o metabolismo, apresentando também grande capacidade anti-inflamatória.

Existem suplementos alimentares ainda mais eficazes do que os chás/infusões na eliminação de líquidos, é o caso dos drenantes. Estes, além de terem um efeito diurético, conseguem ajudar na desintoxicação e eliminação de toxinas, assim como acelerar o metabolismo e reduzir gorduras localizadas. Outra grande vantagem dos drenantes relativamente aos chás é que os primeiros contêm extratos de plantas padronizados, apresentando sempre a mesma concentração de todas as substâncias, e é mais seguro na quantificação, enquanto o teor nos chás vai ser sempre variável. Além disso, os drenantes são produzidos em laboratórios com boas práticas de fabrico, garantindo mais uma vez a sua segurança.

Na DIETA EASYSLIM® existem vários drenantes que vão ajudar a atingir o objetivo pretendido na perda de peso. Aconselhe-se com o seu nutricionista DIETA EASYSLIM® que irá aconselhar o mais adequado para o seu caso, juntamente com um plano alimentar, para potenciar os seus resultados.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h