A importância do combate à obesidade

Sabe-se que em Portugal cerca de 60% da população é obesa ou está em risco de o ser. A obesidade infantil é um dos distúrbios que mais afeta a população no século XXI.
Siga as nossas dicas e perceba a importância do combate à obesidade.

Atividade Física

Está comprovado: pais que são fisicamente mais ativos encorajam os seus filhos a o serem também. Aproveite o tempo livre em família para praticar atividade física: desde os passeios de bicicleta, as caminhadas na natureza, os jogos no parque ou até mesmo aulas de iniciação ao surf ou canoagem, opções não faltam que os seus filhos não se tornem sedentários e de uma forma em que todos se divertem.

Alimentação Saudável

Sabe qual é o fator que mais influencia o peso nas famílias? O ambiente. Os hábitos dos pais têm uma grande influência no comportamento do seus filhos e, consequentemente, no seu estilo de vida. Por essa razão, a iniciativa tem de partir de si e com uma responsabilidade acrescida: dê preferência à sopa, fruta, vegetais e cereais integrais e faça-o com gosto.
Esta é uma estratégia fundamental para incentivar a geração mais jovem ao consumo de alimentos saudáveis e diminuir a ingestão dos menos saudáveis, como produtos de pastelaria e bebidas açucaradas.

Índice de Massa Corporal (IMC)

Estudos apontam que quanto maior o IMC da mãe durante a gravidez, maior o risco de obesidade infantil. Pesquisas demonstram que este facto se deve a uma combinação entre a genética e o estilo de vida, uma vez que o IMC elevado é normalmente indicador de sedentarismo e má alimentação.

Tabaco

Alguns estudos indicam que os filhos de pais fumadores têm maior probabilidade de ter excesso de peso. Esta combinação de fatores poderá ter sérias consequências na saúde dos seus filhos, uma vez que, para além do excesso de peso aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, a exposição ao fumo pode conduzir a uma maior probabilidade de ter asma e cancro no pulmão. Evite fumar dentro de casa e quando está com os mais pequenos, de forma a protegê-los desta exposição.

Adopte comportamentos mais saudáveis e procure fazer o melhor por si e pelos seus filhos. Uma alimentação saudável, o controlo do peso normal, a prática de exercício físico e não fumar são algumas das medidas que farão toda a diferença na vida da sua família.

 

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00