Receio de alimentos processados: faz sentido?

Nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação com a qualidade da alimentação e os seus efeitos na saúde.

Uma das áreas que tem suscitado muitas discussões é o consumo de alimentos processados e muitas pessoas têm demonstrado um medo crescente em relação a esses alimentos, alegando que eles são prejudiciais à saúde e devem ser evitados a todo custo.

 

Mas será que essa reticência  é realmente justificada?

Hoje a Dieta EasySlim® vai explicar-lhe porque nem sempre este receio é fundamentado e quando é que o processamento pode ser útil e benéfico.

 

Antes de prosseguirmos, é importante entender o que são alimentos processados. Essa categoria engloba uma ampla variedade de produtos, desde alimentos enlatados e congelados até produtos de padaria, cereais e refeições pré-preparadas. Em resumo, qualquer alimento que tenha passado por algum tipo de alteração da sua forma original é considerado processado.

Tendo isto em conta, será necessário referir que nem todo o processamento será prejudicial. No que diz respeito à segurança alimentar, processos como pasteurização, ultrapasteurização e esterilização, eliminam microrganismos prejudiciais. Isso ajuda a prevenir doenças transmitidas por alimentos, como no caso do leite. Já processos como a congelação, aumentam a disponibilidade alimentar ao longo do ano, uma vez que prolongam a durabilidade dos alimentos, permitindo que estes sejam conservados e consumidos durante todo o ano e diversificando a dieta.

No entanto, nem tudo são rosas. Nem todo o processamento será favorável ao valor nutricional dos alimentos, nem da nossa saúde. Por isso, é preciso que aprenda a fazer escolhas adequadas e a distinguir “o trigo do joio” na hora de selecionar os alimentos. Ao que deve ter atenção?

 

3 características a ter em conta nos alimentos processados:

Diminuição do teor de nutrientes

Um dos principais argumentos contra alimentos processados é que muitas vezes têm menos nutrientes em comparação com alimentos frescos e não processados. Durante o processamento, mesmo algo tão simples como cocção, algumas vitaminas e minerais podem ser perdidos, o que pode prejudicar a qualidade nutricional dos alimentos.

Contudo, este não é um argumento linear. Por exemplo, vegetais congelados muitas vezes preservam mais nutrientes que os frescos, já que estes são colhidos e processados no prazo de horas, enquanto que os vegetais frescos podem vir a ser consumidos apenas vários dias depois. Assim que um vegetal é colhido, começa a perder nutrientes, podendo as opções congeladas ser nutricionalmente mais interessantes.

Aditivos

Alguns alimentos processados contêm uma lista extensa de ingredientes, incluindo aditivos alimentares, conservantes e corantes. Algumas pessoas têm preocupações em relação a como esses ingredientes podem afetar a saúde a longo prazo. No entanto, não deverá colocar os aditivos todos no mesmo saco, já que muitos deles, como o caso dos antioxidantes, são compostos naturalmente presentes nos alimentos e favorecem a sua preservação.

Teor de Açúcar, Sal e Gordura:

Muitos alimentos processados têm quantidades significativas de açúcar, sal e gordura adicionados para melhorar o sabor e a textura. O consumo excessivo desses ingredientes está associado a problemas de saúde como obesidade, hipertensão e diabetes. E são exatamente este o tipo de alimentos que deve evitar. Para isso, é importante desenvolver o hábito de ler os rótulos e comparar os alimentos para fazer as escolhas que mais lhe convêm.

 

Uma parte crucial de lidar com o receio face a alimentos processados é a educação e a conscientização. O acesso a informações claras e confiáveis sobre os diferentes tipos de alimentos processados, os seus benefícios e limitações é importante, e um nutricionista poderá ajudá-lo a interpreta-la da melhor forma.

A qualidade dos alimentos processados pode variar amplamente. As escolhas feitas durante o processamento, a origem dos ingredientes e os métodos de produção podem influenciar a segurança e a qualidade nutricional do produto final. A rotulagem clara e precisa também desempenha um papel importante ao permitir que os consumidores façam escolhas informadas.

 

O que deve então fazer face aos alimentos processados?

Leia os rótulos

Ao comprar alimentos processados, leia os rótulos com atenção. Isso ajudará a entender que ingredientes estão presentes no produto e a quantidade de nutrientes, sobretudo açúcar, sal e gordura adicionados.

Escolha opções mais saudáveis

Opte por alimentos processados que tenham ingredientes mais naturais e menos aditivos. Escolha produtos com cereais integrais, menos açúcar e menos sódio e com listas de ingredientes curtas.

Limite o consumo de alimentos ultraprocessados

Alimentos ultraprocessados, que geralmente têm muitos ingredientes adicionados e são altamente refinados, devem ser consumidos esporadicamente e com moderação.

Prefira preparar a suas refeições

Sempre que possível, prepare refeições em casa usando ingredientes frescos. Isso permite que tenha controlo total sobre os ingredientes e a qualidade da sua comida.

Varie a sua alimentação

Tente manter uma dieta variada, incorporando uma ampla gama de alimentos frescos, não processados, recorrendo aos processados de forma mais pontual.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h