Teletrabalho: Como Criar uma Rotina Estruturada?

Ser produtivo em casa é um desafio?

O teletrabalho é uma realidade para várias pessoas das mais variadas profissões que, não estando no seu ambiente de trabalho normal,  sentem algumas dificuldades de adaptação ao seu novo “escritório”.
Neste sentido, a Dieta EasySlim sugere algumas dicas que farão toda a diferença no seu nível de produtividade e satisfação.

Escove os dentes e tire o pijama

A nossa primeira dica passa é simples e essencial: assim que acorda, arranje-se como se fosse sair. Esta mudança é importante para que o seu cérebro mude o chip e entre em modo trabalho. Por outro lado, no caso de ter videochamadas, é importante que mantenha uma apresentação cuidada e energia ativa, o que dificilmente acontecerá sem os passos anteriores. Este ritual diário ajuda também a preservar um sentido de normalidade e de propósito, essenciais ao seu bem estar.

 

Crie o seu espaço de trabalho em casa

É muito importante que identifique o seu espaço de trabalho em casa, de forma a conseguir separar funções profissionais das atividades de lazer. Caso não tenha um escritório em casa, opte por uma mesa e uma cadeira confortável para o efeito e coloque-as numa divisão calma. Use sempre o mesmo sítio todos os dias, para que o seu cérebro o identifique como local de trabalho. Por outro lado, é fundamental que mantenha o espaço arrumado e organizado para que seja fácil encontrar o que procura.

 

Defina horas de trabalho

É fundamental procurar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, de forma a manter a sua sanidade e uma boa performance. Assim, sugerimos que acorde à hora habitual e estipule o seu horário de trabalho, bem como os momentos de pausas. Deste modo, irá também conseguir gerir o tempo de acordo com a vida familiar (por exemplo, se trabalhar algumas horas antes de os seus filhos acordarem, terá mais mais tempo disponível para eles ao final do dia.).

 

Faça intervalos 

Tal como faria no seu trabalho, faça intervalos a meio da manhã e a meio da tarde. Saia do seu espaço de trabalho, dê uma volta pela casa ou vá até à varanda. Faça uns alongamentos (espreguice-se, ninguém está a ver), faça os seus lanches intermédios e apanhe ar fresco. Estes intervalos regulares ajudam a melhorar produtividade, a gerir os níveis de energia e aumentar a atenção.

 

Faça uma pausa das redes sociais

Numa fase em que queremos estar a par de todas as notícias e saber o que se passa nas redes sociais, é importante perceber que estas consomem o seu tempo e diminuem a sua concentração. Estabeleça intervalos pequenos durante o dia e permita-se a usar as redes sociais e, se achar necessário, coloque um alarme para saber que é tempo de voltar ao trabalho.

 

Faça uma lista de tarefas a fazer todos os dias

Uma “to do list” ajuda-o a perceber quais as tarefas do dia, a manter-se focado e permite saber o quão eficiente está a ser em modo teletrabalho. Organize as suas tarefas por prioridade, fazendo as mais importantes logo de manhã, altura em que estará mais concentrado. No fim do dia, avalie quanto conseguiu fazer e prepare uma nova lista de tarefas para o dia seguinte.

 

Mantenha os seus filhos ocupados

Caso tenha os seus filhos consigo, torna-se mais desafiante estar concentrado. Aproveite esta oportunidade para os deixar ser criativos e aprender, definindo também horários de estudo e de brincadeira. Existem várias atividades que os mantém ocupados e divertidos como desenhar, ler, fazer atividades da escola ou permitir-lhes o acesso a jogos educacionais digitais como:

  • Minecraft (para maiores de 8 anos, disponível no iPhone, Android e PC),
  • Prodigy (para crianças com idade entre os 7 e 13 anos, disponível no iPhone e Android),
  • GoNoodle (para maiores de 10 anos, disponível no iPhone),
  • Wuzzit Trouble (para maiores de 10 anos, disponível no iPhone e Android).

 

Se o teletrabalho é uma novidade para si, é essencial que teste rotinas e perceba qual o método que funciona melhor consigo. Ao comprometer-se com os seus objetivos, chegará ao fim do dia satisfeito com a sua produtividade. Com organização, haverá tempo para tudo, mesmo para algumas maratonas de séries na Netflix.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00