Sinais que está a Comer Menos do que Devia

Sinais que está a Comer Menos do que Devia

Todos precisamos de ingerir uma certa quantidade de calorias, variável de pessoa para pessoa, que vão funcionar como fonte de energia para o corpo conseguir desempenhar funções básicas.

Assim, quando consome as calorias necessárias para o bom funcionamento do corpo, este vai usá-las como combustível. Depois, se necessário, irá buscar mais energia às reservas de gordura (diminuindo assim a massa gorda, que é um dos objetivos de um emagrecimento saudável).

Contudo, quando restringe em demasia a quantidade de calorias ingeridas, o corpo vai entrar em modo de sobrevivência para autopreservação, diminuindo o seu metabolismo energético e dificultando, assim, o emagrecimento.

Como saber se está a comer menos do que devia? Aqui vão alguns sinais:

Está sempre a pensar em comida

Estes é dos sinais mais óbvios. Acontece porque, se a ingestão calórica diminui drasticamente, o corpo sinaliza o cérebro que precisa de comer, para evitar fome extrema. Por isso, recomenda-se que faça lanches entre as refeições principais, de forma a evitar que se desconcentre a sonhar com refeições deliciosas.

Sente mais cansaço e irritação

Quando passa longos períodos sem comer, como, por exemplo, sem fazer o lanche a meio da tarde, o corpo não recebe energia suficiente, provocando um maior cansaço. Além disso, os níveis de açúcar diminuem e, se estes níveis baixos persistirem, a capacidade de concentração e a paciência diminuem. Felizmente, este mau-humor e falta de energia podem ser facilmente revertidos comendo algo.

Tem mais dificuldade em adormecer

Além de lhe reduzir a energia disponível, ingerir menos calorias também faz com que tenha maior dificuldade em dormir, criando assim um ciclo vicioso. No entanto, basta voltar a um consumo adequado de calorias para restaurar o seu sono.

O seu peso estabiliza ou até aumenta

Sabe quando os números na balança teimam em não descer e a sua reação imediata é comer ainda menos? Por vezes, a resposta mais adequada passa por comer mais. Como já referimos, quando o corpo não recebe energia suficiente entra em modo poupador, diminuindo o metabolismo, o que, por sua vez, dificulta o emagrecimento. Assim, convém restabelecer os níveis de energia adequados ao corpo para continuar a emagrecer.

Apesar de lhe termos apresentado alguns sinais de que comer menos nem sempre é positivo, esta informação não é suficiente para o direcionar na sua gestão de peso.

Por isso, é recomendado que consulte um Nutricionista Dieta Easyslim para saber qual o plano alimentar mais indicado para si, sem pôr em risco a saúde e a eficácia do processo de emagrecimento.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h