Como Prevenir a Vontade de Comer?

Sente sempre ”fome de leão” e não consegue controlar o apetite?

Fome e vontade de comer são estímulos diferentes e, sendo a reeducação alimentar um dos alicerces da Dieta EasySlim, vamos ajudá-lo a perceber quais as diferenças e controlar a vontade de comer.

Fome vs. Vontade de Comer

A fome está diretamente relacionada com carências nutricionais e acontece quando é necessário repor as reservas de nutrientes e de energia, já que estas se encontram diminuídas. Com a fome pode sentir desconforto, dores gástricas, tonturas, dores de cabeça e fraqueza e até ouvir os conhecidos “barulhos” do estômago. .

Já a vontade de comer está associada à fome emocional, ou seja, pode estar associado a momentos positivos ou negativos. Acontece normalmente quando sente aborrecimento, stress, ansiedade, tristeza ou frustração, ou até porque está contente e sente vontade de comemorar. Nestas situações existe vontade de comer algo específico para proporcionar conforto e prazer e os alimentos desejados são habitualmente hipercalóricos, com teores elevados de gordura e açúcar, tais como chocolates, doces, batatas fritas ou massa.

O primeiro passo é  saber identificar se sente fome e vontade de comer, de forma a compreender as necessidades do seu organismo. Por isso, se tiver fome, dê preferência a alimentos saudáveis, aconselhados pelo seu nutricionista; se tiver vontade de comer, deixamos-lhe algumas estratégias:

Coma várias vezes durante o dia

Quando passa muitas horas sem comer, irá sentir o seu apetite a aumentar exponencialmente, fazendo com que coma em excesso na refeição seguinte,. Desta forma, recomendamos que faça várias refeições ao longo do dia, sem passar mais do que 3 a 4 horas sem comer. Assim, irá sentir maior saciedade e terá  necessidade de “atacar a despensa”.

Beba água

Além de saber distinguir a fome da vontade de comer, também é importante saber identificar se está com fome ou sede. Sabe-se que a desidratação pode causar uma sensação parecida com fome, já que o mecanismo fisiológico é o mesmo. Por isso, quando pensar estar a sentir fome primeiro beba água. Se a  suposta fome passar, então já sabe que na verdade estava apenas com sede.

Coma alimentos com alto teor de proteína, fibra e na sua versão integral

Porquê? Porque estes alimentos provocam maior saciedade, já que conseguem estabilizar os níveis de açúcar no sangue, atrasando o apetite. Opte por lacticínios magros, ovos, hortofrutícolas, pão integral, ou escolha algo da linha de alimentação DietaEasySlim®, já que estes cumprem os requisitos mencionados.

“Longe da vista, longe do coração”

Se sabe que mesmo assim é difícil resistir às tentações, mantenha-as longe de casa. Se só tiver na sua despensa e frigorífico alimentos saudáveis aconselhados pelo seu nutricionista menor será a probabilidade de ingerir alimentos pouco aconselhados, uma vez que só há lugar para boas escolhas.

Procure estratégias alternativas

Como já foi referido, a vontade de comer está muitas vezes associada ao stress, tristeza, tédio ou frustração. Reconheça estas emoções e tente minimiza-las com outras atividades:  telefone a alguém, veja uma série, trate do seu jardim ou mantenha-se em contacto com os seus amigos através das redes sociais.

Ocupe-se com pensamentos felizes e coma com consciência, isto é cuidar de si e do seu bem-estar.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h