Saudável em todos os tamanhos?

O conceito “saudável” é bastante ambíguo, já que o que pode ser saudável para uns, pode não ser para outros ou aquilo que é o comportamento mais saudável para o nosso corpo pode não o ser para a nossa mente, e vice-versa.

 

Nos dias que correm muito se tem falado de aceitação e body positivity, um conceito que desafia as normas de corpo ideal impostas pela cultura e sociedade. A verdade é que está tudo bem em aceitarmo-nos como somos, mesmo que isso fuja do padrão. E está tudo bem em alguém não querer mudar uma característica sua, mesmo que seja possível. Mas isso significa, no que diz respeito ao excesso de peso e obesidade, que não há qualquer tipo de consequência? A Dieta EasySlim® explica-lhe!

 

Recentemente temos sido confrontados com a realidade de que nem todas as pessoas com excesso de peso e obesidade têm necessariamente patologias associadas. Aliás, apesar do peso, muitos destes indivíduos têm padrões alimentares mais ou menos cuidados e são fisicamente ativos, o que é ótimo! No entanto é preciso olhar para a saúde como um todo e a longo prazo.

 

Ter algum hábito nefasto, ou neste caso, mais peso e/ou massa gorda do que deveria, é como comprar um bilhete da lotaria: imagine que todos nós, devido às nossas componentes genéticas, nascemos com um determinado número de bilhetes para um sorteio, digamos de doença cardiovascular. Os (maus) hábitos que vamos tendo ao longo da vida, por exemplo fumar, são formas de “comprar” mais bilhetes. Isto significa que alguém que tenha muitos bilhetes para este prémio será o (in)feliz contemplado? Não! Apenas que terá maior probabilidade de o ser.

 

O mesmo acontece quando falamos de excesso de peso e obesidade. Apesar de não estar ainda definido o que surge primeiro, sabe-se serem situações fisiológicas intimamente correlacionadas com outras patologias, como doença cardiovascular, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, pedra na vesícula, problemas respiratórios e alguns tipos de cancro. Sabe-se também que um percentual de gordura excessivo está associado a uma inflamação crónica de baixo grau, que a longo prazo pode ser responsável por danos nas células do organismo e provocar eventos major.

Significa isso que alguém com peso a mais terá necessariamente alguma destas patologias? Não. Apenas que, a longo prazo, o risco do seu aparecimento é superior ao de um indivíduo com peso normal. E então os indivíduos com peso normal não podem ter nenhuma doença? Também não! Existirão sempre fatores genéticos que nos poderão predispor a isso, independentemente do peso, mas estes indivíduos apresentam, pelo menos, menos um fator de risco.

 

Significa tudo isto que todas as pessoas devem ser normoponderais e que não é correto cada um aceitar-se como é? A verdade é que as escolhas que cada um faz para a sua saúde, são individuais e que devemos assumir as responsabilidades das mesmas. É importante estarmos em paz connosco e sim, aceitarmo-nos como somos. Mas também é importante sabermos que é possível alterar algumas características se assim o quisermos fazer.

 

Por isso a Dieta EasySlim® veio dizer-lhe que é sim possível ser saudável em qualquer tamanho, não só pela ausência de doença, mas pelos hábitos de vida que mantém. No entanto, recorde-se que ao ter peso a mais, poderá estar a comprar mais bilhetes para a lotaria. E se o seu desejo for não o continuar a fazer, então estamos cá para o ajudar a conquistar um peso que possa potenciar ainda mais a sua saúde:  https://www.dietaeasyslim.com/onde-estamos/

 

 

 

 

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h