O que Acontece ao Organismo quando Salta Refeições?

Saltar refeições pode parecer-lhe inocente, mas será que este comportamento vai ter impacto no organismo e, por conseguinte, nos números na balança?

Vejamos o que acontece:

Sentir-se-á mais cansado:

 Quando se saltam refeições, há uma diminuição dos níveis de glicose (comummente conhecido como açúcar) no sangue, sendo esta a principal fonte de energia do cérebro. Se o cérebro não recebe o seu combustível, o seu funcionamento vai ser afetado, e o organismo vai produzir cortisol em maior quantidade. Isto irá resultar num maior cansaço, stresse e irritação – até há uma palavra inglesa que descreve bem esta sensação: hangry (ficar irritado porque sente fome), que resulta da junção das palavras hungry (com fome) e angry (zangado).

 

Será mais desafiante fazer escolhas alimentares saudáveis

Não comer por várias horas seguidas vai influenciar a sua próxima refeição: o corpo vai necessitar de repor energia de forma rápida, pelo que existe maior tendência a escolher alimentos hipercalóricos, ricos em açúcar e gordura, assim como comer em maior quantidade. Isto porque, biologicamente, o corpo está ensinado a funcionar no modo de escassez e, como não sabe quando vai voltar a comer, tem uma tendência a exceder o consumo alimentar, para criar reservas.

 

Pode ter um efeito contrário e aumentar de peso

Mais uma vez, por uma questão de sobrevivência, quando o corpo não recebe uma fonte energética, vai entrar em modo poupador. Ou seja, desacelera o metabolismo, gastando menos calorias. Este era um processo bastante conveniente quando vivíamos no tempo das cavernas, mas que agora só dificulta o emagrecimento.

 

O que fazer para não saltar refeições?

  • Em vez de fazer unicamente as refeições principais, como almoço e jantar, tome o pequeno-almoço e faça as refeições intermédias.
  • Tenha sempre consigo um lanche para casos SOS. Pode encontrar ótimas opções na linha de alimentação da DIETA EASYSLIM, uma vez que os alimentos são práticos de transportar, têm as porções controladas, contêm baixo teor de hidratos de carbono e alto em proteínas, mantendo a saciedade, e não necessitam de frio para se conservarem.
  • Planeie as suas refeições com antecedência e assim estará sempre prevenido para qualquer eventualidade.

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h