Mindful Eating

Já se cruzou com o termo Mindful Eating? Sabe o que é?

Mindfulness é uma prática baseada no Budismo Zen, que se tem vindo a tornar uma forma de auto-relaxamento e de mudança de hábitos. O Mindful Eating tem vindo a ser incorporado em programas de alteração de comportamento alimentar.

O Mindful Eating, ou seja, prestar atenção plena à alimentação, alimento, propósito da refeição, sensações e momento, é uma abordagem individual que se foca na perceção sensorial da experiência que é alimentarmo-nos. Não está de todo relacionada com ingestão calórica ou de macronutrientes, e apesar do seu foco não ser a perda de peso, muitos dos seus praticantes acabam por emagrecer devido a este “despertar de consciência”.

Com o grande propósito de ajudar quem o pratica a aproveitar o momento e os alimentos e a estar presente, o Mindful Eating foca-se no processo e não nos objetivos. Não é suposto que “force” a restrição energética, mas é natural que esta aconteça quando começa a prestar mais atenção a como se sente e ao que o seu corpo lhe vai dizendo.

Se pensar bem, já todos ouvimos alguns conselhos que nos levam a esta prática. Não comer enquanto vê TV, servir as porções necessárias, mastigar devagar e várias vezes antes de engolir e fazer refeições sentado são apenas alguns dos exemplos que servem para nos conectarmos com o momento em que nos alimentamos. No entanto, o Mindful Eating prioriza a experiência individual e isso garante a não existência de regras universais para todos.

 

Um dos aspetos mais importantes desta prática é que seja regular, como por exemplo programar algumas das refeições da sua semana para serem feitas de forma mais calma e conectada.

E como pode começar por coloca-lo em prática? Antes de pegar num alimento e começar a comer de forma automática, pare uns segundos para avaliar como se sente e se está realmente com fome ou apenas a tentar preencher algo que não só o estômago (alguma emoção).

Questione-se sobre: estou stressado, aborrecido, zangado ou triste? Sinto-me sozinho? Ou estarei realmente com fome verdadeira?

  • Se não está a sentir fome física, então escolha fazer algo mais apropriado para a carência que está a sentir.
  • Coma com intenção de se alimentar, mastigue lentamente e remova todas as outras distrações desse momento.
  • Aprecie cada pedaço da refeição que está a fazer: a cor, cheiro, sabor, textura…
  • Após cada garfada ou dentada, tente perceber qual a sua sensação de saciedade e se realmente precisa de continuar a comer.

 

Alimentar-se com este nível de consciência é algo que requer prática e, como qualquer dieta, que preste atenção. E não se esqueça, apesar de não ser o seu principal foco, é bem provável que o emagrecimento venha associado a todo estre processo.  Se já é cliente da Dieta EasySlim®, alimentar-se em plena atenção do que está a fazer, do momento e do impacto que isso tem em si, pode ser mais uma ajuda para que atinja os seus objetivos de perda de peso. Experimente!

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h