Como evitar o desperdício

Cada vez mais a sustentabilidade é um tema que tem despertado o interesse geral. Pudera! Vivemos num planeta cujos recursos naturais são finitos e a sua preservação deve ser vista como uma prioridade para um bem comum.

Sabemos que as datas festivas são uma dificuldade nesse aspeto. Queremos sempre garantir que não irá faltar nada e no final… acaba por sobrar uma imensidão de coisas. Mas não desespere! A Dieta EasySlim® vai dar-lhe algumas dicas para tornar as festividades mais sustentáveis. A sua dieta e o seu bolso agradecem, o planeta também!

 

Prefira qualidade em vez de quantidade:

Sim, sim, uma mesa recheada faz um vistão, mas quantas vezes não há sobre ela um par de pratos nos quais quase ninguém toca? Pois é… se tem a possibilidade de definir o menu da festa, escolha aqueles pratos que sabe que a maioria dos convidados gosta e dispense aqueles que não fazem tanto sentido para a ocasião.

 

Faça uma lista de compras:

Se sabe quantos convidados vai receber e que pratos vai cozinhar, o próximo passo é calcular uma porção média por pessoa. Por exemplo, estima-se uma média de 160g de bacalhau por convidado, se vão estar 10 pessoas a jantar, precisará de um total de 1,6kg de bacalhau. Depois disso, basta-lhe fazer a lista de compras com todos os ingredientes e quantidades necessárias, vai evitar comprar ingredientes que não são necessários e não irá usar. E lembre-se, nada de fugir à lista quando for às compras.

 

Aproveite todas as partes dos alimentos:

Se a receita que escolheu fazer só precisa de gemas ou da parte mais branca do alho francês, o que fazer com o resto? Bem, deitar fora não é solução! Reserve as partes dos alimentos que não são necessárias e use-as em outros pratos. Pode, por exemplo, congelar as claras de ovo e usar as outras partes dos vegetais para a sopa.

 

Escolha produtos da época:

Numa perspetiva de poupança, nada melhor que aproveitar o que a natureza nos dá em cada estação do ano. Ao escolher produtos da época, para além de conseguir produtos mais baratos, também vai conseguir produtos na melhor fase para o seu consumo… uma ótima forma de garantir o melhor sabor pelo menor custo.

 

Não tenha mais olhos que barriga:

Quantas vezes já aconteceu ver um prato super apetitoso e servir-se do mesmo para além do que é capaz de comer? É, por vezes a gula fala mais alto, mas a realidade é que os restos de comida do prato não têm muitas soluções – vão parar ao lixo, podem ser usados para alimentar animais ou, para quem o faça, para compostagem.

Então seja moderado. Sirva-se daquilo que sabe que vai ingerir, e se realmente estava assim tão bom e ainda não está satisfeito, sirva-se novamente.

 

Divida por todos ou congele:

Certo, chegámos ao final da festa e, apesar de ter tido cuidados nos cálculos das quantidades, ainda sobraram algumas coisas. Não vai deixar estragar, pois não? A primeira sugestão (e a mais amiga da sua dieta) é distribuir as sobras pelos restantes convidados, mas no caso disso não ser possível, armazene em recipientes próprios e congele o que sabe que não vai ser possível consumir nos próximos dias.

 

Aproveite as sobras dos alimentos para receitas novas:

O bom português é hábil em aproveitar as sobras dos alimentos para lhes dar uma nova vida, ou não fosse a Roupa Velha um dos pratos mais típicos da época natalícia. E porque não fazer o mesmo com outros alimentos? Aproveitar sobras de carne para fazer almondegas ou empadão, vegetais para estufados, molhos ou sopas… o único limite para o que vai criar, é a sua imaginação.

 

Para além de o ajudarmos a evitar o desperdício alimentar, a Dieta EasySlim quer ir mais além e deixar-lhe mais algumas dicas para tornar as suas festas mais amigas do ambiente:

  • Esqueça os pratos, copos e talheres descartáveis e dê preferência aos reutilizáveis.
  • Escreva o nome de cada convidado nos copos com uma caneta de acetato, assim evitará que alguém o perca e tenha que ir buscar outro – menos louça para lavar e menores gastos de água.
  • Leve apenas para a mesa o que já tiver terminado, vai evitar ficar com 2 ou mais embalagens iguais meio-cheias.
  • Evite usar cafés de cápsulas, dê preferência a utilizar café moído ou, como alternativa, sirva chás (de folha solta).
  • Tenha os caixotes de reciclagem bem identificados.
  • Seja minimalista e criativo com as decorações. Balões e outros produtos de plástico são difíceis de reciclar e têm grande impacto ambiental, e mesmo quando usamos decorações em papel, são um desperdício de recursos. Prefira fazer decorações suas, com ramos, galhos, folhas ou outros objetos que possa recolher da natureza.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h