Combater o Efeito do Frio através da Alimentação

Combater o Efeito do Frio através da Alimentação

Estamos em pleno inverno e com a descida da temperatura surgem várias alterações fisiológicas. Sabia que a alimentação pode ser determinante para combater o efeito do frio?
Siga as nossas dicas e combata o seu efeito através de uma alimentação mais saudável.  

Mantenha-se hidratado

Apesar do frio, o risco de desidratação não desaparece e a ingestão de água não se torna menos importante. O frio diminui a sensação de sede e o próprio tempo mais seco propicia a desidratação. Assim, deve ingerir regularmente água, chás, infusões ou tisanas, sempre sem adição de açúcar. Como complemento, as sopas são também uma boa fonte de hidratação e ótimas opções no inverno.

 

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Diz a sabedoria popular que uma boa forma de aquecer é ingerindo bebidas alcoólicas. Na verdade, esta afirmação não podia estar mais longe da realidade. O consumo de bebidas alcoólicas não só desidrata, como também provoca vasodilatação, associada à perda de calor e, por conseguinte, ao arrefecimento corporal.

 

Consuma alimentos da época

As maçãs, peras, tangerinas, laranjas, beterrabas e espinafres são alguns exemplos de alimentos dos meses mais frios. Estes são ricos em antioxidantes e, por isso, muito interessantes nesta altura do ano para prevenir doenças típicas de inverno, como as constipações. Por esta razão, sugerimos que componha as suas refeições com frutas e hortícolas da época.

 

Ingira alimentos com teor elevado de vitamina D

No inverno, face a uma menor exposição solar, é normal que os seus valores da vitamina D reduzam. Assim, deve apostar em alimentos com um maior teor de vitamina D, como por exemplo peixes gordos, tal como sardinha, atum e cavala. Outra opção interessante, caso consuma lacticínios, será reforçar o aporte desta vitamina através do leite fortificado com vitamina D.

 

Diz-se que “somos o que comemos”. Realmente, a alimentação tem um papel muito importante na nossa saúde e bem-estar e, por isso, é um aliado muito importante no combate aos efeitos do frio.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h