Como adaptar a dieta às refeições da sua família?

Como adaptar a dieta às refeições da sua família?

Fazer dieta, por si só já é desafiante, mas se a isso somarmos a gestão entre as refeições, preferências alimentares e necessidades nutricionais dos vários membros da família, pode parecer uma tarefa herculana.  No entanto, com planeamento e comunicação adequados, é possível encontrar maneiras de incorporar os princípios da sua dieta nas refeições em família, promovendo tanto a saúde individual, quanto o prazer de uma refeição em conjunto.

Não sabe como? Não se preocupe, a Dieta EasySlim® deixa-lhe algumas sugestões de como o fazer:

  1. Explique a suas escolhas:

Poderá ser importante comunicar à sua família o motivo pelo qual decidiu fazer dieta, bem como os benefícios que procura obter com a mesma. Ao partilhar as suas motivações, é mais provável que os outros membros da família compreendam e respeitem a sua decisão.

  1. Planeie refeições com antecedência:

O planeamento antecipado permite levar em consideração as restrições alimentares e preferências de todos. Recorra a receitas que possam agradar a todos ou adapte elementos de pratos tradicionais para serem mais compatíveis com a sua dieta.

  1. Evite pratos “compostos”:

Ao evitar pratos que misturam vários ingredientes na mesma panela, isso poderá permitir-lhe fazer posteriormente uma melhor seleção dos alimentos que vai consumir. Se, por exemplo, ao invés de um arroz de frango fizer um frango estufado com arroz branco, estará a criar espaço para que possa selecionar os ingredientes mais compatíveis com o seu plano alimentar. Como alternativa, poderá preparar outro acompanhamento para o frango estufado, tal como brócolos cozidos ao vapor ou salada de alface e canónigos.

  1. Faça ajustes simples:

Em algumas situações, pode ser necessário fazer pequenos ajustes nos pratos principais para torná-los mais adequados à sua alimentação. Por exemplo, se vai fazer esparguete à bolonhesa, poderá substituir a massa por “esparguete” de curgete (também conhecido por zoodles) ou cenoura ou se vai fazer empadão, trocar o puré de batata por puré de couve-flor.

  1. Envolva a família:

Incentive os outros membros da sua família a envolverem-se no planeamento e preparação das refeições. Isso pode incluir a pesquisa de receitas, a escolha de ingredientes e a divisão das tarefas na cozinha. Com envolvimento no processo, todos se sentirão valorizados e apreciados, e será mais fácil criar refeições que atendam a todas as necessidades.

  1. Mantenha uma atitude positiva:

Lembre-se de que adaptar uma dieta às refeições em família é um processo contínuo de aprendizagem e compromisso e que poderá implicar abertura de experimentar novos sabores e pratos e partilha de experiências. Ao manter uma atitude positiva, poderá inspirar os outros a interessarem-se também por uma alimentação mais saudável.

  1. Faça das refeições uma experiência agradável:

Concentre-se não apenas na comida, mas também na experiência de desfrutar das refeições em família. Crie um ambiente acolhedor e tranquilo sem distrações eletrónicas, como televisão e telemóveis, para poderem conversar sobre o dia de cada um, compartilhem histórias e desfrutem da companhia uns dos outros.

Adaptar uma dieta às refeições em família pode ser desafiador, mas com paciência, planeamento e comunicação, é possível encontrar maneiras de tornar a experiência agradável e benéfica para todos. Lembre-se de que o apoio e a compreensão da sua família são fundamentais nessa jornada, e que o objetivo final é promover a saúde e o bem-estar de todos. E se precisar de ajuda neste processo, não se esqueça, poderá sempre contar connosco: saiba onde estamos.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h