Ciência em nutrição: como não ser enganado?

Certamente vai achar que nutrição é uma área confusa, afinal, já deve ter ouvido uma notícia sobre um assunto num dia e no seguinte, algo completamente contrário. Ou provavelmente nunca ouviu 2 nutricionistas a concordar no mesmo assunto… estamos errados?

 

A verdade é que a nutrição, como todas as ciências biológicas, não é uma área linear. No entanto, toda e qualquer pergunta que faça terá sempre a mesma resposta: DEPENDE! Não existem verdades absolutas e, tendo em conta o contexto das diferentes pessoas, o que pode ser válido para uns, pode não ser para outros.

 

Certo, mas se somos bombardeados com informações tão diferentes em que devemos acreditar? Na evidência científica, claro!

 

Mas é aí que começa o problema… A maioria das informações (sobretudo as sensacionalistas) que nos chegam são propagadas pelos meios de comunicação. Notícias muitas vezes sobre artigos científicos, sim, mas escritas por pessoas sem espírito crítico para fazer uma boa interpretação das mesmas. Procure sempre fontes de informação credível, como por exemplo https://pensarnutricao.pt/pensar-nutricao/.

 

Vamos então começar por esclarecer que nem toda a evidência tem o mesmo peso, existe uma hierarquia. Por exemplo, um estudo em animais ou um estudo de caso, quando o autor descreve os acontecimentos de uma pessoa em particular, não tem o mesmo peso que um artigo que avalia uma amostra da população, sobretudo se o fizer num ambiente controlado.

 

Depois, é preciso perceber que nenhum estudo poderá ser perfeito. Vão sempre existir limitações que o estudo não teve em conta (por falta de recursos, por exemplo) e estas podem significar que os resultados obtidos só são válidos em determinados contextos.

 

Nem sempre será possível fazer uma extrapolação dos resultados para a realidade. O mesmo ambiente controlado que nos permite isolar qual o fator que provoca determinado efeito, na maioria das vezes não é concordante com a vida real. Por isso mesmo, o resultado obtido no estudo pode não ter significado no dia-a-dia.

 

Então, mas se nem todos os estudos têm o mesmo peso ou aplicabilidade, em que é que ficamos? Ficamos com a ciência na mesma! Se não tem a certeza em que informações deve confiar ou se não se sente capaz de interpretar um artigo científico, procure um profissional capacitado que o possa fazer por si.

 

A primeira característica que deve procurar num profissional de saúde é que seja credenciado e com as habilitações devidas para exercer nutrição (pode consultar a lista aqui – https://www.ordemdosnutricionistas.pt/registoNacional.php). E uma vez em consulta, não tenha medo de colocar questões e de perguntar o porquê de determinada recomendação, o nutricionista deve ser capaz, à luz da evidência atual, de a justificar.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h