Alimentação e prevenção da doença oncológica

No dia 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial da Luta contra o Cancro e, como não poderia deixar de ser, a Dieta EasySlim® vem falar-lhe deste tema tão importante. Seja na prevenção ou no tratamento, a alimentação é um pilar essencial no combate das mais diversas patologias, e quando se trata de cancro, a escolha de uma dieta equilibrada desempenha um papel fundamental na redução do risco de desenvolvimento da doença.

A relação entre a alimentação e a prevenção da doença oncológica tem sido objeto de estudo ao longo dos anos. Sabe-se hoje que, uma dieta rica em nutrientes, antioxidantes e fibras pode contribuir significativamente para fortalecer o sistema imunitário e manter a saúde celular, elementos cruciais na prevenção da doença.

No que diz respeito ao tratamento, a nutrição é também essencial, não só para garantir o apoio necessário ao sistema imunitário e manutenção/recuperação da força física, mas também para minimizar os efeitos secundários mais comuns e consequência do mesmo.

E sim, leu bem, uma alimentação saudável é um elemento chave da prevenção (e um adjuvante do tratamento!). Então recapitulamos que hábitos alimentares deverá garantir:

  1. Ingerir frutas e vegetais diariamente:

Priorize o consumo regular de frutas e vegetais variados, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres. Estas são moléculas capazes de causar danos às células do organismo através de reações oxidativas.

  1. Escolher grãos integrais:

Escolha grãos integrais em vez de refinados para garantir a ingestão adequada de fibras, associadas à redução do risco de cancro colorretal. Prefira então opções como pão, cereais, arroz e massas integrais e aveia.

  1. Proteínas magras e opções vegetais:

Inclua proteínas magras, como peixes e aves, bem como alternativas vegetais, como leguminosas, para promover a saúde celular e a reparação dos tecidos.

  1. Limitar o consumo de carnes processadas:

Reduza o consumo de carnes processadas, como charcutaria e embutidos, associadas a um maior risco de cancro de estômago e colorretal.

  1. Garantir uma hidratação adequada:

Mantenha-se bem hidratado, favorecendo a eliminação de toxinas e contribuindo para a saúde geral do organismo.

  1. Evitar alimentos ultraprocessados:

Limite a ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas, açúcares e aditivos prejudiciais à saúde.

 

Para além destes cuidados, faça outras escolhas conscientes. como moderar o consumo de bebidas alcoólicas e manter um peso saudável. Ambos os fatores estão associados ao desenvolvimento de várias doenças, nomeadamente oncológicas.

Por isso lembre-se, a prevenção do cancro também começa na mesa das refeições, com escolhas alimentares conscientes e equilibradas. Ao adotar uma dieta rica em nutrientes, fibras e antioxidantes, é possível fortalecer as defesas do organismo.

A educação sobre as escolhas alimentares saudáveis e a implementação de práticas nutricionais adequadas são ferramentas poderosas para uma vida longa e saudável. Se precisa de ajuda para melhorar os seus hábitos alimentares, não hesite em marcar já a sua Avaliação Nutricional Gratuita.

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h