7 maneiras de introduzir hábitos alimentares saudáveis na sua rotina diária

Sabe que aqui só dizemos verdades, não sabe? E estas verdades têm sempre o objetivo de melhorar a sua saúde. Como só queremos o melhor para si, aqui vai mais um desses momentos.

Embora a genética desempenhe um papel importante no tipo de corpo que tem, os hábitos saudáveis têm muito mais impacto na sua saúde e na forma física do que os genes oferecidos pelos seus pais.

Pronto, uma já foi. Vamos a outra?

 

Da mesma forma que um pedaço de bolo de cenoura com cobertura de chocolate não faz com que aumente imediatamente 2 kg, comer uma refeição saudável não fará com emagreça imediatamente ou veja melhorias nos níveis de colesterol. Pelo contrário, a soma dos seus comportamentos diários é que o aproxima ou afasta dos seus objetivos.

 

E como não há duas sem três, aqui vai outro momento de verdade: ter hábitos saudáveis não tem de ser um quebra-cabeças. Só precisa de fazer alguns ajustes na sua rotina diária e, aos poucos, terá um estilo de vida mais saudável.

 

Uma dica para começar a introduzir hábitos saudáveis na sua vida é escolher um ou dois e pôr em prática durante uma semana. Após conseguir incorporar estes hábitos, acrescente outro. “Ok, tudo muito bonito, mas o que posso fazer?”. Não se preocupe que a Dieta EasySlim® dá-lhe algumas sugestões:

 

  1. Grande parte dos eventos sociais implicam comer: jantar de família, um brunch com os amigos… Mas não é por querer ser mais saudável e comer de outra maneira que deve sacrificar a vida social. Apenas deve adaptar o plano alimentar à sua realidade.  Planeie o que comer nos restaurantes (muitos deles já disponibilizam a ementa online) ou leve para as festas alimentos que pretende consumir e que pode partilhar com todos, como saladas, fruta, versões mais saudáveis de sobremesas (veja aqui algumas sugestões).

 

  1. Faça da culinária uma parte da sua vida diária. A melhor maneira de controlar os ingredientes e seguir um plano alimentar saudável é preparar as suas próprias refeições. Desta forma, consegue controlar quantidades e a qualidade nutricional dos alimentos que consome.

 

  1. Descubra e faça atividades em que a comida não seja o foco principal. Sabemos que a comida é usada para celebrar, quando se está aborrecido, para aliviar a ansiedade ou em eventos sociais. Quando deixa que os alimentos controlem o seu dia a dia, fica mais desafiante seguir um plano alimentar saudável. Opte por outras atividades sociais, como fazer caminhadas nos fins de semana em vez de beber margaritas. Ou arranje novos passatempos, como pintar ou andar de bicicleta. E porque não experimentar jardinagem e cultivar alguns dos seus próprios legumes e ervas aromáticas?

 

  1. Beba mais água. Que tal ter um copo de água na sua mesinha de cabeceira e quando acordar já contribui para o mínimo de 1,5 L de ingestão de água recomendada por dia? Se tem dificuldades em beber água pela ausência de sabor, pode substituir por chás ou infusões, ou acrescentar um pouco de gelatina em pó à sua água. Caso seja preciso, coloque lembretes no telemóvel para beber ou instale uma das muitas apps que o relembram.

 

  1. Faça caminhadas na hora de almoço. Porquê? Além de se movimentar, está ao ar livre e a apanhar vitamina D, ajudando a manter a boa disposição.

 

  1. Durma bem. Sabemos que apetece ver mais um episódio da sua série favorita, mas deve preferir sempre uma boa noite de sono à televisão. Por isso, vá para a cama mais cedo, desligue todos os aparelhos eletrónico e durma. Defina um horário de deitar mais cedo e vá ajustando até chegar à hora que pretende. Qualquer dia já dorme as 8 horas de sono recomendadas e não precisa da ajuda do café para estar com energia.

 

  1. Comer snacks durante o dia não são o inimigo, mas sim como são os seus snacks. Estes podem ajudar a manter os níveis de saciedade ao longo do dia, assim como os níveis de energia. Mas deve optar por lacticínios magros, como iogurte, queijo fresco, entre outros; fruta; palitos de hortícolas, como de cenoura, pepino ou aipo; ovos; entre várias opções.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h