Dicas para Manter a Dieta de quem Trabalha por Turnos

“Trabalho por turnos, mas quero manter a dieta… é possível?”

Efetivamente, trabalhar por turnos é um desafio constante, pois além de nunca ter uma rotina de trabalho, outros aspetos da sua vida ficam algo condicionados, tais como o sono, a prática de atividade física e até os hábitos alimentares. Aliás, o bom funcionamento do organismo pode ser resumido na expressão “Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer”, em que se pressupõe que se deve dormir de noite e acordar com o nascer do sol, refletindo assim um ritmo circadiano normal.

Se tem como objetivo controlar o seu peso, quer seja através do emagrecimento ou manutenção do mesmo, há que adaptar o seu plano alimentar aos seus horários.

A Dieta Easyslim sugere algumas dicas gerais para manter a dieta, mesmo trabalhando por turnos:

Comece com um bom pequeno-almoço

Quando acordar, deverá fazer uma refeição semelhante ao pequeno-almoço e distribuir as restantes, com intervalos de 3 a 4 horas. Ou seja, tem que fazer uma “refeição principal”, almoçar ou jantar, durante o tempo que está a trabalhar.

Planeie e leve as suas refeições consigo

Por muito tentadora que seja a máquina de venda automática, se levar as suas refeições previamente planeadas, menor será a probabilidade de cair em tentação. Assim, terá sempre disponíveis refeições e snacks adequados a si e às suas necessidades, em vez de optar por alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas.

Hidrate-se

Manter-se hidratado é essencial para o bom funcionamento do seu corpo, mas é igualmente benéfico para a concentração e diminuição do cansaço. Por isso, faça da garrafa de água a sua companheira de todas as horas. Não se esqueça que pode aromatizá-la com chás, infusões, ervas aromáticas e especiarias.

Controle a quantidade de cafeína

É verdade que o café, chá e outras bebidas com cafeína ajudam-no a manter-se acordado, mas têm o seu lado negativo, como afetar o sono. Assim, recomenda-se o consumo máximo de 2 a 3 cafés por dia, mas evite a sua ingestão até 4 horas antes da hora de se deitar.

Evite alimentos ricos em açúcares

Se ingere alimentos ricos em açúcar em busca de um rush de energia, saiba que estes não são a melhor solução. Prefira alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e fibra. Isto porque os primeiros dão uma sensação de pico de energia, mas de curta duração, enquanto os últimos têm um efeito mais prolongado e saciante.

Coma antes de ir dormir

Quando terminar o turno, e antes de se deitar, deve fazer uma refeição ligeira, semelhantes a uma ceia. Não exagere nas porções, uma vez que uma refeição mais pesada pode dificultar o momentos de adormecer. E que tal uma Easyslim Bebida de Chocolate Quente, Easyslim Pudim Light ou um Easyslim Shake, antes de dormir?

Pratique atividade física

Muitas vezes, para quem tem de trabalhar por turnos, a prática de atividade física torna-se mais difícil. No entanto, este é fundamental para ajudar na gestão do peso, além de reduzir os níveis de stress e promover um sono mais tranquilo e reparador.

Estas dicas não substituem um aconselhamento feito pelo seu nutricionista Dieta Easyslim. Assim, explique os seus horários e desafios, por forma a conseguir um plano alimentar adequado ao seu estilo de vida.

Aproveitamos para acrescentar o nosso sincero agradecimento a todos os trabalhadores por turnos, que asseguram funções essenciais para o bem-estar da nossa sociedade.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h