Abacate, quais os benefícios para a perda de peso

O abacate é um fruto com inúmeros benefícios para a saúde. Está repleto de gorduras saudáveis, carregado de vitaminas e minerais, apresentando propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 
Antes de ver com mais atenção os vários benefícios do abacate, é importante realçar que este tem um valor calórico elevado (108kcal por 100g), por isso há que moderar o seu consumo. 
Após esta nota, vejamos porque deve incluí-lo na sua alimentação e o que o faz ser considerado um superalimento.

  • Boa fonte de potássio: A deficiência em potássio é mais comum do que pode julgar e este mineral é essencial para a regulação da pressão arterial e para proteger o sistema cardiovascular. Normalmente, quando se recomenda aumentar o potássio, pensa-se logo em consumir bananas. Mas uma banana tem em média 422 mg de potássio, enquanto o abacate tem 975 mg, mais do dobro.
  • Boa fonte de gorduras saudáveis: Sempre foi dito que as gorduras devem ser evitadas e, por isso, é normal que receie experimentar abacate. Apesar de 77% das calorias totais deste fruto advirem das gorduras, estas são gorduras saudáveis (sim, isso existe!). Neste caso, grande parte da gordura é sob a forma de ácido oleico, composto que auxilia na prevenção do cancro e a reduzir a pressão arterial e a inflamação.
  • Aumenta a absorção de nutrientes de outros alimentos: Muitos alimentos contêm nutrientes lipossolúveis, isto é, nutrientes que apenas são absorvidos e utilizados pelo organismo quando consumidos em conjunto com gorduras. Exemplos destes nutrientes são as vitaminas A, D, E, K e carotenoides. Assim, quando consome abacate, além de obter os seus benefícios nutricionais, também aumenta o valor nutricional dos outros alimentos ingeridos na mesma refeição.
  • Redução do colesterol e triglicerídeos: Vários estudos apontam que o abacate melhora a saúde cardiovascular, uma vez que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol LDL (o “colesterol mau”) e para o aumento dos níveis de HDL (o “colesterol bom”). Adicionalmente, o consumo de abacate pode potenciar a diminuição dos triglicerídeos.
  • Ajuda na perda de peso: O abacate é rico em gorduras saudáveis e fibras cujo consumo aumenta a saciedade e promove o bom funcionamento intestinal. Por essa razão, torna-se mais fácil controlar o apetite, seguir um plano alimentar e, assim, perder peso.

Normalmente, os abacates são consumidos em cru: em saladas, no pão ou em sobremesas. No entanto, os abacates também podem ser grelhados ou assados no forno.

Com a ajuda da DIETA EASYSLIM®, pode inspirar-se mais facilmente na cozinha. Veja esta receita com abacate e saiba como adicionar este alimento às suas refeições.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00