Stress e peso: qual a ligação?

Está a fazer tudo o que o seu nutricionista DIETA EASYSLIM® lhe indicou, faz exercício físico e, mesmo assim, acha que poderia ter melhores resultados? É possível que existam vários motivos, entre eles, a relação entre o stress e peso.

Nós explicamos-lhe o porquê e damos-lhe algumas dicas úteis de como pode baixar os seus níveis de stress e, por conseguinte, também o seu peso e volume.

Cortisol

Quando o organismo está perante uma situação de stress agudo, liberta uma hormona chamada cortisol, que é responsável por dar a energia necessária para responder às ameaças.
Contudo, numa sociedade em constante movimento e com pressões vindas de todos os lados, é normal encontrarmo-nos num estado permanente de stress, fazendo com que os níveis de cortisol estejam sempre elevados.

Cortisol e Obesidade

A alteração hormonal que provém do aumento nos níveis de cortisol está associada a maiores níveis de obesidade e perímetro abdominal. Porquê? A razão é muito simples: o cortisol fornece energia instantânea e o nosso organismo sente necessidade restabelecer os níveis de energia e a fonte mais rápida são os alimentos com alto teor de açúcar. Ao sentir necessidade de ingerir estes alimentos, a probabilidade de ganho de peso é muito maior.

Por outro lado, a libertação crónica de cortisol faz com que haja saída da glicose (ou açúcar) armazenada. Esta glicose que não vai ser necessária, uma vez que não estamos verdadeiramente numa situação de perigo mas sim de stress, vai provocar a libertação de insulina, que consequentemente leva ao aumento do peso, e este processo torna-se um ciclo vicioso.

Estratégias para relaxar

Agora que sabemos que um dos fatores é o stress e o cortisol associado, damos-lhe algumas dicas para reduzir o stress e conseguir ter melhores resultados:

  • Saiba reconhecer que está em fase de stress
    É importante reconhecer, antes de mais, que está stressado, quais são os comportamentos que ativam o stress e os que dele advêm (como comer em excesso), de forma a encontrar mecanismos para o controlar.
  • Descubra a solução
    A solução não é linear para todos: para algumas pessoas realizar atividades calmas, como meditação, é um forte aliado para relaxar; enquanto outras preferem libertar o stress acumulado com exercícios mais vigorosos, como correr ou uma aula de zumba.
  • Faça uma desintoxicação digital
    Fazer uma desintoxicação digital pode também ser uma boa forma de relaxar. Experimente não estar ao telemóvel ou ao computador durante as refeições e antes de ir dormir e avalie os resultados.
  • Durma bem
    Dormir as horas suficientes é fundamental para o seu equilíbrio bem como para reduzir os níveis de stress. Não abdique das suas horas de descanso e tome-as como uma prioridade na sua vida.
  • Esteja em contacto com a natureza
    Experimente estar mais em contacto com a natureza: faça uma caminhada na praia ou um passeio pelo campo regularmente. Este contacto com a natureza ajuda a reduzir os níveis de cortisol no organismo.

 

Perceba a estratégia que melhor se adapta a si, reduza o stress  e o seu peso e melhore a sua saúde.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00