Eixo Intestino-Cérebro: é real?

Certamente já ouviu a expressão “tens o intestino ligado ao cérebro”, aplicada sempre que alguém tem uma ideia ou ação menos feliz.

Sabia que a expressão é verdadeira e todos nós temos uma conexão importante que liga o cérebro e o intestino? A Dieta Easyslim® explica-lhe tudo o que precisa de saber para entender esta relação.

Conhecido como o eixo intestino-cérebro ou eixo intestino-encéfalo, este é um sistema complexo de comunicação bidirecional entre o sistema nervoso central (cérebro) e o sistema nervoso entérico (intestino). Este sistema tem despertado interesse crescente na comunidade científica devido às suas implicações na saúde e no bem-estar do ser humano. A sua compreensão, até à data de hoje, tem estado em constante evolução e tem revelado insights fascinantes sobre a interconexão entre o corpo e a mente.

Como estão interligados?

Intimamente ligados por uma rede de comunicação que envolve neurotransmissores, hormonas, sistema imunitário e o microbioma intestinal, o intestino é frequentemente chamado de “segundo cérebro”. Abriga o sistema nervoso entérico, uma rede complexa de neurónios, que controla funções gastrointestinais. Este sistema é capaz de funcionar de forma independente do cérebro, mas também está em constante comunicação com ele.

Uma das formas mais notáveis de comunicação neste eixo ocorre através de neurotransmissores. Por exemplo, a serotonina, um neurotransmissor associado ao humor e ao bem-estar, é produzida em grande parte no intestino – cerca de 90% da serotonina do corpo humano é produzida nas células ECL, presentes na parede do intestino. Esta relação poderá, em parte, explicar porque é que distúrbios gastrointestinais estão muitas vezes relacionados com sintomas emocionais, como ansiedade e depressão.

 

Para além disso, o microbioma intestinal desempenha também um papel fundamental no eixo intestino-cérebro. Trilhões de microorganismos habitam o nosso trato gastrointestinal, influenciando a digestão de alimentos, produção de nutrientes e regulação do sistema imunitário. Evidência científica recente tem sugerido que o microbioma também influencia a comunicação entre estes dois órgãos, afetando aspetos como o humor, comportamento e a saúde mental.

Por esta altura já terá começado a entender que a saúde do eixo intestino-cérebro é fundamental para o bem-estar geral.

Um desequilíbrio neste delicado sistema poderá contribuir para uma variedade de condições de saúde, como distúrbios gastrointestinais, transtornos neuropsiquiátricos, obesidade e, até mesmo, doenças neurodegenerativas. Por outro lado, cuidar da saúde do intestino através de uma dieta equilibrada, exercício físicos e redução dos níveis de stress pode ter efeitos positivos na função cerebral e regulação emocional.

À medida que a pesquisa científica nesta área avança, surgem novas implicações em outras áreas da medicina e da saúde. Por exemplo, terapêuticas direcionadas para a modulação da função do eixo intestino-cérebro estão a ser exploradas como possíveis abordagens para tratar distúrbios neuropsiquiátricos. Algumas destas terapêuticas incluem desenvolvimento e uso de próbióticos específicos, prebióticos e manipulações na dieta que visam promover um microbioma mais saudável e influenciar positivamente a comunicação entre o intestino e o cérebro.

 

A melhor compreensão do eixo intestino-cérebro também tem levado a uma abordagem mais holística na saúde. Cada vez mais se reconhece a importância da nutrição, do estilo de vida e da gestão do stress na manutenção de um equilíbrio saudável nesse eixo. A promoção de uma microbiota saudável, por exemplo, através da ingestão de alimentos ricos em fibras, pode desempenhar um papel fundamental na otimização da saúde intestinal e, por consequência, na saúde mental. Por outro lado, a ligação entre o intestino e o cérebro tem implicado também no campo da neurogastroenterologia, que se concentra no tratamento de distúrbios gastrointestinais que têm uma forte conexão com a função cerebral, como a síndrome do intestino irritável e doença de Crohn. Compreender como estes e outros distúrbios estão relacionados ao eixo intestino-cérebro pode levar ao desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e personalizados.

Em resumo:

A compreensão da forma como estes órgãos estão interligados está a mudar a forma como encaramos a relação entre corpo e mente, realçando a importância de cuidar da saúde do intestino para promover um bem-estar ótimo. Por isso, se acha que chegou a altura de cuidar ainda melhor de si, não perca tempo e fale connosco!

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h