Dieta e diabetes: qual a ligação?

A Diabetes é uma patologia crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue.  Isto pode acontecer por diversas razões, como o pâncreas deixar de produzir insulina (a hormona que permite a entrada do açúcar do sangue nas células), o corpo deixar de responder à insulina produzida, terapias medicamentosas, remoção total ou parcial do pâncreas, entre outras.

 

Qual a ligação com a alimentação?

Sabia que as glicémias são diretamente influenciadas pela alimentação, sendo os hidratos de carbono (HC) o nutriente com maior impacto e também o mais direto? Para além deles, a proteína e a gordura também têm o seu papel, sobretudo no atraso da digestão e consequentemente com a alteração da velocidade de absorção dos HC consumidos.

 

Uma dieta lowcarb

Low carb diet

 

Recentemente, a American Diabetes Association passou a recomendar uma dieta low carb como uma das abordagens terapêuticas na Diabetes tipo 2No entanto, há outras estratégias: aprender a contabilizar HC permite à pessoa com diabetes ter uma alimentação mais flexível e mesmo assim, ajustar as refeições à medicação e às suas necessidades.

 

Dicas para uma alimentação mais saudável

A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes faz parte do seu tratamento, e na verdade não difere da alimentação que qualquer pessoa sem a doença deve fazer. Partilhamos algumas dicas consigo:

  • Dê preferência a HC de absorção mais lenta, como cereais integrais e leguminosas;
  • Fracione a sua ingestão de HC ao longo do dia e evite consumir grandes quantidades de uma vez só;
  • Evite consumir alimentos ricos em açúcar para evitar picos de glicémia;
  • Leia atentamente o rótulo dos produtos que compra e consome e selecione aqueles com menor teor de HC (sobretudo açúcares) e gorduras (sobretudo saturadas);
  • Quando consumir refeições com um teor de gordura mais elevado, vigie as suas glicémias durante as 6-8h seguintes devido ao atraso na absorção dos HC;

 

Através da alimentação, o objetivo é ter um bom controlo da glicemia, bem como controlar níveis de colesterol, triglicéridos, pressão arterial e atingir e manter um peso saudável.

Se sente que precisa de ajuda, não perca tempo, fale connosco!

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h