Como não arruinar a dieta no Natal?

O Natal é provavelmente uma das épocas do ano mais aguardadas por todo, mas… E se estiver a fazer dieta?

 

Quando decidiu iniciar um esforço rumo ao emagrecimento, sabia que era possível ter que “passar o Natal em dieta”. E verdade seja dita, para muitas pessoas é um desafio imaginar como ultrapassar esta época sem prejudicar os resultados atingidos até aqui e ao mesmo tempo não renunciar a todos os eventos sociais e a tudo o que torna a gastronomia natalícia tão especial.

 

Mas a Dieta EasySlim® tem uma boa notícia para si. Não tem que abdicar dos resultados nem dos alimentos que mais gosta e vamos ajudá-lo a ultrapassar esta época do ano com sucesso!

 

Mantenha as suas rotinas

O Ser Humano é um animal de hábitos e conseguir manter as rotinas alimentares é muito importante e ajuda a controlar melhor o apetite. Evite saltar refeições como forma de compensação, mesmo que tenha exagerado, muito provavelmente só o deixará com mais fome quando voltar a comer.

 

Não vá para a mesa esfomeado

Já teve a experiência de ir para o supermercado com fome e querer comprar tudo o que vê? Acontece o mesmo quando chegamos à mesa com a barriga a dar horas. Por isso, faça as refeições intermédias normalmente e, se necessário, coma algo antes do almoço/jantar como uma sopa de legumes ou uma salada. Isto vai permitir pensar com a cabeça e não com o estômago (e olhos!) na hora de selecionar os alimentos.

 

Seja seletivo

Não é porque estão 20 alimentos ou pratos diferentes em cima da mesa que tem de provar todos. Selecione aqueles que gosta mais ou lhe parecem mais interessantes e restrinja-se apenas a esses. E não se esqueça, são vários dias de festa, não tem que comer tudo de uma vez, “divida o mal pelos dias”.

 

Comece por selecionar os alimentos da sua dieta primeiro

Porquê? Porque se começar a comer estes, vai haver menos espaço no seu estômago para comer alimentos fora da dieta.

 

Coma devagar e não repita

Se comer devagar é importante sempre, mais ainda quando falamos em refeições fora da rotina. Isto porque o prazer sensorial da refeição está na boca: lá é que consegue sentir o sabor, temperatura e textura dos alimentos. A partir do momento que engole essa parte sensorial desaparece. Irá aproveitar muito mais a refeição se a fizer calmamente e a apreciar todos os alimentos e ficará satisfeito com quantidades muito menores, acredite!

 

Não coma doses inteiras de cada sobremesa

Este truque é muito simples de aplicar: divida o prato de sobremesa pelas várias que quer consumir e sirva-as lado-a-lado. Assim garante que prova tudo o que quer, sem exagerar em nada.

 

Evite os fritos

Sim, sim… sabemos que o tradicional do natal é uma mesa repleta de fritos. Mas isso não significa que tenha que os comer a todos, ou pelo menos, não uma porção inteira. Escolha o seu frito de natal favorito e, a comer algum, dê-lhe preferência.

 

Não petisque

Um dos maiores problemas, nesta altura do ano, é a mesa estar sempre posta. Quando petisca, sejam frutos secos, chocolate ou outro alimento, perde a noção do que está a ingerir. Como resolver? Sirva-se sempre da porção que quer consumir e se petiscar, petisca dessa porção. Assim terá sempre em mente se está ou não a exagerar.

 

Modere o consumo de bebidas alcoólicas

Sabia que o álcool pode ser um dos grandes responsáveis nos retrocessos do emagrecimento? Cada grama de álcool contém 7kcal e a desinibição que o seu consumo causa, pode levá-lo a comer mais. Por isso deve ter tolerância zero? Não! Mas se vai beber, seja consciente e beba com moderação.

 

Mexa-se

Até aqui falámos do que fazer para reduzir o consumo, mas uma forma eficaz de não arruinar a dieta no Natal é manter, ou aumentar, a atividade e o exercício físico. Manter a sua atividade física normal é importante, não só para o aumento do gasto calórico, mas para o controlo do apetite.

 

Mantenha-se hidratado

Sabia que muitas das vezes confundimos fome com sede? É verdade! Para além disso, a distensão do estômago, que acontece quando ingere alimentos ou líquidos, é capaz de produzir peptídeos que atuam nos centros de saciedade do cérebro e ajudam a regular o apetite.

 

Não guarde sobras das festas

Natal é sinónimo de partilha, certo? Então não guarde as sobras dos dias festivos todos para si. Pode começar por cozinhar de forma mais ajustada ao número de convidados, mas se não conseguir, distribua os alimentos que sobrarem pela restante família e amigos ou então, congele.

 

Evite comportamentos extremistas

Perdido por 100 nunca será perdido por 1000. Por isso, se a alimentação fugiu do seu controlo, mais do que o gostaria… volte às rotinas e dê tempo ao tempo. Não use a desculpa de “já que comi A, agora também vou comer B, C e D”. Acredite quando lhe dizemos que mais tarde iria ter preferido ser mais moderado porque o possível estrago, teria sido menor.

 

A verdade é que o Natal acontece apenas uma vez por ano e não são aqueles dois dias que vão causar um impacto significativo na sua dieta, se o restante tempo se mantiver focado nos seus objetivos. E acreditamos que se for capaz de seguir a maioria destas dicas, conseguirá aproveitar o Natal da melhor forma possível e sem grandes estragos.

 

Para além de todas estas sugestões, a Dieta EasySlim® dispõe ainda do Blocker, um suplemento alimentar que contém Quitosano, FOS, Caneleira e Vitamina C, especialmente desenvolvido para tomar antes de refeições mais calóricas. . Aconselhe-se num dos nossos pontos de consulta ou com um dos nossos nutricionistas para saber se é ou não, uma opção adequada a si.

 

A Dieta EasySlim® deseja-lhe um apetitoso e feliz Natal!

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h