Comida Picante: Quais os Benefícios?

Sabia que a comida picante dá ainda mais sabor às suas receitas?

A pimenta, curcuma, gengibre, cominhos ou malagueta, para além de conferirem mais sabor aos seus cozinhados, podem ajudar a potenciar o seu emagrecimento para além de terem inúmeros benefícios para a sua saúde.

Se não acredita ou acha que não gosta do calor destes alimentos, talvez deva reconsiderar e começar a acrescentá-los mais vezes na sua alimentação. Descubra porquê:

Ajudam no emagrecimento

A capsaicina, substância “mágica” que se encontra principalmente na malagueta, ajuda a aumentar a temperatura basal do corpo e a queimar mais calorias, sendo que se acredita que esta pode aumentar o metabolismo até 5%. Além disso, estudos dizem que, habitualmente, quem come uma refeição mais picante, ingere menos calorias do que aqueles que comem refeições com menos sabor.

Mantêm o seu coração saudável

Ao temperar a comida, se reduzir o sal ou o substituir por especiarias, consegue imediatamente resultados benéficos para o controlo da pressão arterial – mas ainda não está provado se este efeito advém da redução do sal, de benefícios existentes nas especiarias, ou de ambos. Contudo, o que está provado é que quem acrescenta malaguetas à comida consegue reduzir os níveis do colesterol LDL, conhecido como o “colesterol mau”, por aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

As vitaminas A e C, que se encontram nas malaguetas, também ajudam a fortalecer as paredes musculares do coração, enquanto o “calor” proveniente do picante aumenta o fluxo sanguíneo através do coração, melhorando, por conseguinte, a saúde cardiovascular.

Reduzem a inflamação

Sabia que a obesidade e várias doenças crónicas estão associadas à inflamação? A curcuma, gengibre e alho são conhecidos anti-inflamatórios. Agora, sabe-se também que a capsaicina tem igualmente este efeito anti-inflamatório, por isso aproveite o benefício destes alimentos mais picantes.

Alivia a dor

Se já comeu comida picante, reconhece a sensação de ardor que se segue em todo o trajeto da comida, desde a boca até ao estômago. Agora, imagine esta mesma sensação aplicada aos nervos. Para este efeito, administre capsaicina em gel ou creme, que vai causar calor e aliviar um pouco as dores relacionadas com lesões ou artrite. Ao fazê-lo, os nervos perdem alguma sensibilidade, ajudando a combater a dor.

No entanto, antes de pegar em malaguetas e comê-las todas de uma só vez, perceba que para pessoas com estômago ou intestino mais sensível, é desaconselhado o consumo exagerado de picante.

 

Assim, a comida picante não é um “resolve-tudo”, mas pode claramente beneficiar a sua saúde e ser incorporada facilmente em qualquer alimentação. Se não está habituado ao seu sabor, comece por pequenas doses até se sentir confortável.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h