
Sabia que a comida picante dá ainda mais sabor às suas receitas?
A pimenta, curcuma, gengibre, cominhos ou malagueta, para além de conferirem mais sabor aos seus cozinhados, podem ajudar a potenciar o seu emagrecimento para além de terem inúmeros benefícios para a sua saúde.
Se não acredita ou acha que não gosta do calor destes alimentos, talvez deva reconsiderar e começar a acrescentá-los mais vezes na sua alimentação. Descubra porquê:
Ajudam no emagrecimento
A capsaicina, substância “mágica” que se encontra principalmente na malagueta, ajuda a aumentar a temperatura basal do corpo e a queimar mais calorias, sendo que se acredita que esta pode aumentar o metabolismo até 5%. Além disso, estudos dizem que, habitualmente, quem come uma refeição mais picante, ingere menos calorias do que aqueles que comem refeições com menos sabor.
Mantêm o seu coração saudável
Ao temperar a comida, se reduzir o sal ou o substituir por especiarias, consegue imediatamente resultados benéficos para o controlo da pressão arterial – mas ainda não está provado se este efeito advém da redução do sal, de benefícios existentes nas especiarias, ou de ambos. Contudo, o que está provado é que quem acrescenta malaguetas à comida consegue reduzir os níveis do colesterol LDL, conhecido como o “colesterol mau”, por aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
As vitaminas A e C, que se encontram nas malaguetas, também ajudam a fortalecer as paredes musculares do coração, enquanto o “calor” proveniente do picante aumenta o fluxo sanguíneo através do coração, melhorando, por conseguinte, a saúde cardiovascular.
Reduzem a inflamação
Sabia que a obesidade e várias doenças crónicas estão associadas à inflamação? A curcuma, gengibre e alho são conhecidos anti-inflamatórios. Agora, sabe-se também que a capsaicina tem igualmente este efeito anti-inflamatório, por isso aproveite o benefício destes alimentos mais picantes.
Alivia a dor
Se já comeu comida picante, reconhece a sensação de ardor que se segue em todo o trajeto da comida, desde a boca até ao estômago. Agora, imagine esta mesma sensação aplicada aos nervos. Para este efeito, administre capsaicina em gel ou creme, que vai causar calor e aliviar um pouco as dores relacionadas com lesões ou artrite. Ao fazê-lo, os nervos perdem alguma sensibilidade, ajudando a combater a dor.
No entanto, antes de pegar em malaguetas e comê-las todas de uma só vez, perceba que para pessoas com estômago ou intestino mais sensível, é desaconselhado o consumo exagerado de picante.
Assim, a comida picante não é um “resolve-tudo”, mas pode claramente beneficiar a sua saúde e ser incorporada facilmente em qualquer alimentação. Se não está habituado ao seu sabor, comece por pequenas doses até se sentir confortável.