Alimentos que o deixam mais feliz

Talvez a procura mais incessante da humanidade seja a da felicidade. Afinal é o que todos queremos, certo? Ser felizes?

Mas sabia que a felicidade e o bem-estar que ela acarreta envolve reações químicas no seu cérebro e que a sua alimentação pode facilitar o processo? Não? Então a Dieta EasySlim® explica-lhe tudo.

 

Existem 4 neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e a sua produção pode ser facilitada através do consumo de alguns alimentos. São eles:

  • Dopamina: é o neurotransmissor principal na regulação dos processos motivacionais, o que nos faz agir para alcançar os nossos objetivos;

 

  • Serotonina: é o neurotransmissor conhecido por ser responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência de serotonina no cérebro pode causar alteração de humor;

 

  • Endorfina: é produzida no organismo em situações de dificuldade, como dor e stress, com a função de atenuá-los. A endorfina funciona como um tipo de analgésico.

 

  • Oxitocina: chamada de “hormona do amor”, é conhecida por ser a responsável por promover sensação de confiança e auxiliar a criação de laços nos relacionamentos de forma geral.

 

Então que alimentos devemos ingerir para potenciar estes neurotransmissores e/ou a sua recaptação? Sobretudo aqueles ricos em triptofano, magnésio, selénio, vitaminas do complexo B e ómega 3.

 

  • Proteínas animais: alimentos como carne, ovos, leite e derivados possuem grandes quantidades de triptofano, um aminoácido necessário à produção de serotonina.

 

  • Aveia: para além de ser fonte de triptofano, contém selénio, um mineral importante para a produção de energia. Os hidratos de carbono também presentes aumentam os níveis de insulina e facilitam a absorção de triptofano.

 

  • Banana: além de ser fonte de hidratos de carbono, contém vitamina B6, importante na condução dos impulsos nervosos e na prevenção da ansiedade e irritação.

 

  • Vegetais com folhas escuras: fontes importantes de potássio e ácido fólico, que ajudam nos quadros de depressão, esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas. A sua ausência pode causar cansaço, insónias, fraqueza e apatia.

 

  • Oleaginosas: nozes, amêndoas e outros que tais, são fontes de magnésio, cobre e selénio, que reduzem o stress e melhoram a memória.

 

  • Peixes e marisco: peixes gordos, como o salmão e a sardinha são fontes de ómega-3, um ácido gordo essencial que aumenta a produção dos recetores de neurotransmissores. Também são fontes de selénio e de vitamina B12 que ajudam a combater a ansiedade e o cansaço.

 

  • Pimenta: a capsaicina é o princípio ativo da pimenta que causa a sensação de picante e estimula o cérebro a produzir mais endorfina.

 

  • Chocolate: é um dos alimentos mais associados à sensação de prazer. Isso acontece porque a versão amarga (>70% de cacau) é fonte de triptofano e ainda possui teobromina, um alcaloide da família da cafeína que tem efeito estimulante.

 

  • Grão-de-bico: tal como a aveia, é rico em triptofano e hidratos de carbono, ajudando não só na absorção do primeiro, mas também na produção de serotonina.

 

 

 

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h