Saúde cardiovascular: como melhorar?

Sabia que as doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis por cerca de 50% das mortes na Europa e a principal causa em Portugal? E que uma alimentação adequada pode reduzir significativamente a sua incidência?

Neste mês de maio, o mês do coração, explicamos-lhe que cuidados pode ter para escapar a esta estatística.

Existe uma relação inegável entre os hábitos alimentares e as DCVs, principalmente no que diz respeito ao consumo de sal e gordura saturada. Para além disso, seguir os preceitos da Dieta Mediterrânica parece ter um papel protetor.

 

Conheça as nossas dicas para garantir uma saúde cardiovascular de ferro!

1 .Limite o consumo de sal

Reduzir o consumo de refeições pré-preparadas, enchidos, enlatados e substituir o sal por temperos como ervas aromáticas e especiarias, ou mesmo salicórnia, são formas simples e muito eficazes de limitar o consumo de sal. Procure também ler o rótulo dos produtos para poder identificar aqueles onde este ingrediente está escondido, como algumas bebidas e refrigerantes, pão, tostas e bolachas.

2. Prefira gorduras mais saudáveis

A gordura não tem que ser um vilão na sua vida. Apesar de ter de ser ingerida com moderação, algumas fontes de gordura (mono e polinsaturada) são poderosos contributos para uma vida com mais saúde, inclusive a cardiovascular. Por isso prefira ingerir a sua dose diária de gordura através de azeite, abacate, frutos oleaginosos, sementes e peixes gordos (cavala, sardinha, salmão, atum…).

3. Opte por hidratos de carbono complexos

Devido ao seu teor em fibra superior, este tipo de hidratos de carbono, contribuiu para valores de colesterol mais baixos, bem como para o aumento do HDL (o chamado “bom colesterol”). A sua taxa de absorção também é mais lenta, o que minimiza picos de glicémia e possíveis danos nos vasos sanguíneos. São exemplos destes alimentos, o pão e cereais integrais, aveia, espelta, arroz e massa integrais, quinoa, batata e leguminosas.

4. Aumente o consumo de hortofrutícolas

Ricos em fibras, vitaminas e minerais, as frutas e hortícolas dão um boost de vitalidade e micronutrientes ao seu corpo. O seu consumo inadequado é considerado um dos principais determinantes das doenças crónicas, como as DCV e alguns tipos de cancro.

5. Prefira consumir peixes e carnes brancas

Com o intuito de reduzir o consumo de gorduras saturadas e privilegiar as insaturadas, esta será sempre uma troca inteligente. Para além disso, existe uma associação entre o consumo de carnes vermelhas e a incidência de DCV.

6. Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar

Para além de reduzir o consumo de gorduras saturadas, é também importante reduzir o consumo de gorduras trans, comumente presentes em alimentos ultraprocessados. Por outro lado, a diminuição do consumo de alimentos ricos em açúcares, pode levar consequentemente à redução do teor de gorduras ingeridas, já que na indústria alimentar estes dois elementos são frequentemente encontrados em conjunto. Para além disso, reduzindo o consumo de açúcares, é possível prevenir o aparecimento de outras patologias, como diabetes mellitus tipo 2, que podem ser um contributo para o aparecimento de DCVs.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h