Vou só ali Beber um Café para Emagrecer

Vou só ali Beber um Café para Emagrecer

Já conhece os benefícios do café para emagrecer?

Quando consumido com moderação, o café pode potenciar o funcionamento cerebral, diminuir o risco de desenvolvimento de patologias, tais como demência e diabetes tipo 2.

Presente no café, a cafeina é o componente psicoativo mais consumido no mundo. Esta é uma substância que afeta o funcionamento do cérebro, estimulando a sua atividade e provocando mudanças no comportamento, humor e consciência.

Também encontra a cafeína em alguns chás, bebidas energéticas, refrigerantes e em alimentos que contêm cacau ou chocolate. Poderá igualmente encontrar em suplementos de emagrecimento, cujas funções consistem em aumentar o metabolismo e mobilizar as gorduras armazenadas.

Assim sendo, é possível que o café também ajude a emagrecer? Vamos descobrir!

Reduz o apetite

O café poderá ser considerado um inibidor de apetite, podendo de alguma forma ajudar a diminuir a fome entre refeições. Aliás, alguns estudos já demonstraram que beber um café uma a quatro horas antes de uma refeição leva a que se coma menos (por exemplo, para reduzir o apetite até a hora de almoço, beba um café ao pequeno-almoço).

Contém estimulantes

Além da cafeína, é possível encontrar outras substâncias ativas nos grãos de café, como é o caso da teobromina, teofilina e ácido clorogénico.

Destes, a cafeína é, indubitavelmente, a mais potente, conseguindo o seu efeito ao inibir o neurotransmissor adenosina. Este, por sua vez, ao estar bloqueado, provoca uma maior libertação de outros neurotransmissores, tais como dopamina e noradrenalina, que o fazem sentir-se mais acordado e com mais energia.

Ajuda a mobilizar gordura armazenada

A cafeína consegue atuar no sistema nervoso, provocando um aumento de adrenalina no sangue. Este aumento faz com que a adrenalina viaje até o tecido adiposo e emita um sinal para que este liberte gorduras para a corrente sanguínea, para serem utilizadas como fonte de energia. Contudo, convém relembrar que este processo isolado não irá fazer com que perca gordura, a não ser que esteja a seguir um plano alimentar onde ingira menos calorias do que aquelas que gasta. É por este motivo que, para ajudar no emagrecimento, se utilizam suplementos alimentares com cafeína.

Pode aumentar o desejo por doces

É daquelas pessoas que não dispensa algo doce quando toma um café? É comum isto acontecer, uma vez que a cafeína pode afetar a perceção do paladar e despertar um maior desejo por doces. É também normal que tenha a tendência de acrescentar açúcar, natas ou leite, por forma a contrabalançar o sabor mais amargo típico do café, o que irá aumentar o valor calórico da bebida. Por isso, recomenda-se que beba café simples, adicione adoçante com Stevia, um pouco de EASYSLIM® SHAKE Chocolate ou Baunilha, ou ainda canela, para suavizar o seu sabor.

A tolerância a longo prazo

Nem tudo são boas notícias, ou melhor, nem todas as boas notícias duram para sempre – o café tem uma pequena limitação: ao longo do tempo, é possível ganhar tolerância ao efeito da cafeína. Assim, a cafeína consegue aumentar o metabolismo basal e diminuir a gordura acumulada, mas apenas a curto prazo.

Resumindo:

A toma de café é geralmente segura quando ingerida com moderação por adultos saudáveis, apresentando vários benefícios para a saúde e alguns efeitos positivos no emagrecimento. Contudo, tenha em atenção que o excesso de cafeína pode ter alguns efeitos adversos, tais como nervosismo, insónias, náuseas, aumento da pressão arterial, entre outros.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h