Os benefícios da beterraba

Os benefícios da beterraba

A beterraba é um tubérculo com vários benefícios para a saúde, uma vez que possui nitratos inorgânicos e pigmentos, vitaminas e minerais, e cujo interesse tem aumentado imenso, assim como o seu consumo.

Este é um alimento bastante versátil e delicioso, podendo ser consumido cru, em pickles, cozinhado, ou até como sumo.

Alguns dos seus benefícios incluem:

Diminuição da Pressão Arterial
A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e enfartes, e vários estudos indicam que a beterraba consegue baixar significativamente a pressão arterial. Este efeito deve-se provavelmente à grande concentração de nitratos inorgânicos, que vão ajudar a dilatar os vasos sanguíneos. No entanto, o consumo de beterraba tem um efeito apenas temporário na pressão sanguínea, sendo necessário um consumo regular para obter efeitos a longo prazo.

Melhoria da Performance Desportiva
Os atletas consomem beterraba porque já lhe reconhecem a sua capacidade de melhorar a performance física, uma vez que os nitratos conseguem aumentar a produção de energia nas células, mas também melhora o aumento da utilização de oxigénio. Alguns estudos indicam que para aumentar o potencial do atleta, deve consumir-se beterraba 2 a 3 horas antes da atividade desportiva.

Redução da Inflamação
A beterraba contém pigmentos que possuem várias propriedades anti-inflamatórias, reduzindo o risco de várias patologias, tais como cancro e obesidade. No entanto, os estudos realizados foram feitos apenas em animais.

Melhoria da Digestão
Este tubérculo é uma boa fonte de fibras, que são essenciais para promover uma boa saúde digestiva, já que serve de alimento às bactérias benéficas do nosso organismo e aumenta a regularidade da evacuação. Além disso, a ingestão de fibras tem sido associada a um menor risco de doenças crónicas.

Ajuda na Saúde Cerebral
Pensa-se que a dilatação nos vasos sanguíneos e o consequente aumento do fluxo do sangue para o cérebro provocada pelos nitratos existentes na beterraba ajudem a manter a normal função mental e cognitiva. O mesmo mecanismo está também associado à redução do risco de demência.

Ajuda na Perda de Peso
O consumo de beterraba pode auxiliar na perda de peso, uma vez que é um alimento constituído principalmente por água e tem baixo valor calórico. Além disso, contém quantidades moderadas de proteínas e fibras, causando uma diminuição de apetite e conferindo uma sensação de saciedade, fazendo com que haja uma redução da ingestão calórica total.

Tem assim excelentes motivos para introduzir a beterraba na sua alimentação.

Encontre receitas com este tubérculo e outros alimentos na nossa página de receitas de dieta.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h