Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal?

Manteiga, Margarina ou Creme Vegetal?

Está indeciso se deve usar manteiga , margarina ou creme vegetal, porque não sabe qual é a opção mais saudável?

É verdade que há artigos defensores da manteiga, uma vez que aparentemente é um alimento menos processado e mais antigo na nossa alimentação, mas por outro lado é considerado prejudicial à saúde dada a presença de gorduras saturadas que estão associadas a doenças cardiovasculares e aumento do colesterol LDL, conhecido como o colesterol mau.

Antes de mais, é importante perceber que a manteiga é constituída essencialmente pela fração gorda do leite e os principais ingredientes de uma manteiga com sal são gordura, água, sal, proteína, cálcio, e fósforo. Para além disso, a manteiga contém vitaminas lipossolúveis (A, D e E). Por ser considerada um produto alimentar pouco saudável, têm-se procurado alternativas ou formas de diminuir a percentagem de gordura na manteiga e, nesse sentido, surgiram assim as manteigas magras e os cremes vegetais (margarinas).

Então, quais as principais diferenças entre a manteiga e a margarina?

A principal diferença é o tipo de gordura:

  • Manteiga – provém de gordura animal, já que é feita da nata de leite, logo é rica em gorduras saturadas e colesterol;
  • Margarina – vem de óleos vegetais (por exemplo, soja, amendoim, etc), sendo rica em gorduras insaturadas, fitoesteróis e por vezes gorduras trans.

Já em termos nutricionais, as manteigas e margarinas fornecem sensivelmente a mesma energia (entre 600 e 750kcal) e o mesmo teor de gordura (entre 70% a 80%).

E como se distingue a margarina do creme vegetal?

  • Margarina – tem mais gorduras trans e é mais usada para cozinhar;
  • Creme vegetal – normalmente tem menos de 5% de gordura trans e é mais usada como acompanhamento.

Então, deve substituir a manteiga por creme vegetal?

Por motivos de saúde, sim! O creme vegetal, quando isento de gorduras trans e consumido moderadamente, consegue ajudar a controlar os níveis de colesterol total e o colesterol LDL, ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares.

Já para emagrecer, como a manteiga e o creme vegetal têm um elevado teor de gordura, apresentam um valor calórico muito semelhante. Nesse sentido, o ideal é que dê preferência às versões “magra” ou “light” para reduzir a gordura existente nestes alimentos e, por conseguinte, as calorias ingeridas.

Com o acompanhamento nutricional da Dieta EasySlim®, poderá esclarecer todas as questões ou dúvidas relacionadas com a sua alimentação, atingir ou gerir o seu peso ideal e tornar os seus hábitos mais saudáveis.

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de Chamada Local - Dias úteis das 9H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00