5 dicas para manter a sua mesa de Páscoa mais saudável

É verdade, estamos em abril e a Páscoa está aí à porta, e com ela uma grande variedade de pratos e doces tradicionais da época que nos deixam com água na boca.

Por ser geralmente celebrada num único dia, a Páscoa tende a não ter tanto impacto na gestão de peso como o Natal, mas desengane-se se acha que não há nada que possa fazer para contornar alguns excessos. É que a este dia vem somar-se uma série de eventos festivos que temos ao longo do ano, como aniversários, casamentos, batizados, jantares de amigos… e se não formos cautelosos o suficiente, corremos o risco de deixar que os quilos extra se acumulem ao longo do tempo. Porquê? Porque não tomamos medidas que o obriguem a regredir, e apesar do impacto destes momentos poder ser muito ligeiro, o seu efeito cumulativo pode representar vários quilos extra a longo prazo.

 

Por isso, a Dieta EasySlim® deixa-lhe 5 dicas simples para tornar a sua mesa de Páscoa mais saudável e com (muito) menos impacto no seu peso.

 

1. Reduza a quantidade de gordura:

Seja nos assados, nos folares ou outros pratos tradicionais da época, reduzir a gordura de adição terá um impacto significativo na sua ingestão calórica. Com mais do dobro de calorias de proteína ou hidratos de carbono, a gordura tem alta densidade energética. Por isso ajuste as suas receitas e tente não utilizar mais do que 1 colher de sobremesa de azeite por pessoa para a confeção dos seus pratos preferidos.

Dica extra: uma forma inteligente de adicionar sabor por poucas calorias, é fazer uma boa cama de vegetais.

2. Reduza o sal:

Uma ingestão superior de alimentos, irá facilmente traduzir-se numa ingestão maior de sal. De forma a minimizar o seu impacto na sua saúde, tente reduzir a quantidade que utiliza nas suas preparações, substituindo-o por ervas aromáticas, especiarias ou salicórnia.

3. Prefira carnes magras:

Tradicionais da época, os folares salgados de Páscoa são presença confirmada na mesa dos portugueses. No entanto, as carnes normalmente usadas na sua preparação podem não ser as mais favoráveis para a saúde, devido ao alto teor em gordura (e calorias!), sobretudo saturada.

Pode substituir as carnes mais gordas e enchidos por frango, peru ou vitela magra ou então fazer uma mistura, de forma a reduzir a quantidade das primeiras.

4. Escolha o chocolate certo:

São os reis da época e fazem as delícias de (quase!) todos. Deve preferir chocolates com maior teor de cacau, idealmente superior a 70% e se possível, adoçados com stevia. Um bom exemplo do que falamos? EasySlim® Chocolate Negro, disponíveis em doses individuais para que não se perca nas quantidades.

5. Reduza o açúcar:

Ingrediente essencial dos doces, folares doces e sobremesas, pode facilmente ser reduzido se o substituir por adoçante (por exemplo stevia ou xilitol) ou até fazer uma mistura de açúcar e adoçante. Outra forma de conseguir reduzir o açúcar, e dar um twist às suas receitas, é substituir parte por puré de fruta ou fruta ralada.

 

E não se esqueça, estas dicas podem ser aplicadas não só nesta época, mas nas receitas do dia-a-dia.

 

A Dieta EasySlim® deseja-lhe uma Páscoa feliz!

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h