4 dicas para perder gordura abdominal
4 Dicas para perder gordura abdominal
Um dos nossos principais desejos é perder aquela gordurinha na barriga. Mas se o principal motivo para te quereres ver livre dessa gordura é porque parece mal, nós damos-te outro: ter perímetro abdominal elevado é um fator de risco para patologias como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Felizmente, existem estratégias que podem ajudar a reduzir a gordura a mais na zona da barriga, mas saiba que também implica normalmente uma perda de gordura a nível geral.
Como perder gordura abdominal, também conhecida como gordura visceral?
1. Exercício físico
Más notícias: fazer abdominais não vai ajudar a perder gordura na barriga.
Boas notícias: o exercício no geral tanto tem vários benefícios para a saúde, como também parece ser eficaz na redução da gordura visceral.
Um tipo de exercício eficaz é o aeróbico (como andar, correr, nadar, …), já que ajuda a queimar bastantes calorias. Também se pensa que o exercício ajuda a prevenir o reganho deste tipo de gordura após um processo de emagrecimento.
2. Alimentação
Este é um dos fatores mais importantes e há vários métodos que podes usar para diminuir a gordura. Começa por reduzir a ingestão de hidratos de carbono, já que as dietas low carb são mais eficazes na perda da gordura visceral e no emagrecimento a curto prazo. Uma alimentação rica em proteína também ajuda a aumentar o metabolismo e a saciedade, sendo uma forma eficaz de perder peso e, por conseguinte, gordura. Também se aconselha a ingestão de fibras solúveis, existentes em frutas e verduras, visto que estas ajudam na diminuição da gordura abdominal e a reduzir o risco de várias patologias. Além disso, sabe-se que um dos principais motivos de ganho de gordura visceral deve-se a um consumo elevado de açúcares, por isso recomendamos-te o corte imediato de açúcar e bebidas açucaradas.
Se queres saber mais sobre a gordura abdominal
faz uma avaliação nutricional gratuita num ponto Dieta EasySlim e ficas a saber o teu nível de gordura visceral, perímetro abdominal, entre outros parâmetros, e aconselha-te com um dos nosso nutricionistas.
3. Sono
Sabe-se que má qualidade do sono pode provocar aumento de peso, o que inclui ganho de gordura na barriga. Assim, é aconselhável dormir em média 7 a 8 horas para conseguir evitar efeitos negativos.
4. Stress
O stress tem influência na gordura visceral uma vez que aumenta a produção do cortisol, uma hormona responsável pelo aumento do apetite e armazenamento da gordura na zona abdominal. Por este motivo, se queres perder peso, deves considerar reduzir os níveis de stress, e podes consegui-lo através do convívio com amigos, atividades de lazer, exercício físico e meditação.