Jantares de Natal: saia da rotina sem sair da dieta

Estamos a chegar ao final do ano e com ele uma das épocas mais desafiantes para a dieta ou para quem quer manter o peso sob controlo.

 

Sabemos que é um momento de celebração, família e alegria, mas também de abundância alimentar e refeições deliciosas. O que, sejamos sinceros, pode representar um desafio significativo para quem quer cuidar da linha.

Com uma variedade tentadora de pratos calóricos e sobremesas indulgentes, como é possível equilibrar a tradição festiva com objetivos pessoais e de saúde? Felizmente, é possível desfrutar das festividades sem comprometer completamente a dieta. Neste artigo, a Dieta Easyslim® irá sugerir-lhe estratégias eficazes para o ajudar manter a dieta nos jantares de Natal, permitindo que aproveite as celebrações sem culpa.

 

1. Planeie

Antes de chegar aos jantares de Natal, tire algum tempo para planear as suas refeições e escolhas alimentares. Considere a programação de festas e eventos, e ajuste as refeições durante o dia para equilibrar o balanço calórico total. Escolha refeições equilibradas ao longo do dia, incluindo proteínas magras (frango, peru, peixes magros, clara de ovo), hortícolas e alimentos com maior teor de fibra, para o ajudar a manter o apetite controlado e evitar excessos na hora do jantar.

 

2. Controle as porções

Um dos segredos para manter a dieta durante os jantares de Natal é controlar as porções consumidas. Em vez de se servir de grandes quantidades de cada prato ou elemento, escolha porções menores para poder experimentar uma maior variedade de alimentos, assim como usar pratos mais pequenos pode ser útil para ajudar a controlar automaticamente o tamanho das porções.

 

3. Escolha opções mais saudáveis primeiro

Para iniciar a refeição, comece pelas sopas, saladas e vegetais. Encher o seu prato com opções ricas em fibras e nutrientes pode ajudar a diminuir a fome e contribuir para comer menos das opções mais calóricas.

 

4. Faça escolhas conscientes

Se estiver num cenário em que tem a possibilidade de selecionar o prato que vai comer, faça escolhas conscientes. Opte por carnes magras, como peito de peru, peito de frango sem pele ou peixe grelhado. Evite alimentos com muitos molhos ou fritos, preferindo cozidos e grelhados.

No caso de ser uma refeição com o menu já definido, coloque então em prática a dica anterior e inicie a refeição com vegetais, de forma a controlar melhor o apetite a porção que irá ingerir.

 

5. Modere a ingestão de álcool

As bebidas alcoólicas podem ser uma parte importante das celebrações, mas também irão adicionar calorias extras rapidamente. Limite o consumo de álcool e intercale com água ou bebidas não alcoólicas e não açucaradas. Evite misturas que possam também conter bebidas com açúcar e lembre-se que a melhor bebida alcoólica para si, é aquela da qual bebe menos.

 

6. Atenção às sobremesas

Por muito ricas em açúcar e calorias que sejam, tentar gerir o peso não irá necessariamente significar que tem que se privar das sobremesas completamente. Opte por porções menores das suas sobremesas favoritas, faça o chamado “pijaminha” ou divida uma sobremesa com alguém. Priorize também as sobremesas que são particularmente especiais ou tradicionais para si.

 

7. Seja gentil consigo mesmo

Lembre-se de que não é uma única refeição festiva que irá arruinar todo o seu progresso, mas sim aquilo que faz repetidamente. Se acabar por exagerar, não se culpe nem se castigue. Pratique a autodisciplina, mas também seja gentil consigo mesmo. É importante manter uma perspetiva equilibrada em relação à alimentação e ao seu corpo.

 

8. Mantenha-se ativo

Mesmo durante a época festiva, manter-se ativo é importante e pode ajudar a compensar o consumo excessivo de calorias. Proponha uma caminhada após o jantar, dance ao som das músicas natalícias ou encontre atividades em família que incentivem o movimento, mas mexa-se.

 

Manter a dieta durante os jantares de Natal pode parecer desafiador, mas com planeamento, escolhas conscientes e uma abordagem equilibrada, é totalmente possível aproveitar as festas sem comprometer o peso ou a saúde. Lembre-se apenas que é impossível comer tudo o que quer, quando quer e na quantidade que quer, sem que isso tenha impacto nos seus objetivos, por isso a moderação e o equilíbrio serão sempre a chave.

E já que o Natal é uma época para celebrar, conectar-se com entes queridos e desfrutar da culinária da época, coloque as nossas dicas em prática e permita-se saborear os momentos especiais enquanto mantém o foco na sua jornada.

 

A Dieta EasySlim® deseja-lhe umas boas festas.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h