Hábitos alimentares saudáveis

Hábitos alimentares saudáveis

Veja as seguintes expressões e veja se concorda com elas:

“O salmão é um alimento tão saudável que posso ingerir a quantidade que quiser para obter mais dos seus benefícios”;

“O azeite é uma gordura saudável, por isso, posso utilizá-lo à vontade para temperar a salada”;

“Este iogurte é light, tem menos gordura, por isso em vez de comer um vou comer mais.”

Acha que estes exemplos são verdadeiros? Claro que não. Aliás, esta é uma das lições mais básicas de nutrição: porções maiores têm mais calorias. Por isso, enquanto alguns acreditam que o tamanho das porções não tem influência, se comer de forma saudável, a verdade é que o controlo das porções é fundamental, mesmo quando tem hábitos alimentares saudáveis.

Assim, a quantidade é tão importante como a qualidade alimentar, sendo que grandes porções levam a que se coma mais. Efetivamente, vários estudos confirmam repetidamente que porções maiores fornecem não só mais calorias, como ainda encorajam as pessoas a comer mais, levando a uma subestimação do quanto se está a comer.

Então, o que pode fazer para controlar melhor porções?

Seja inteligente: use um prato mais pequeno, como o da sobremesa, para ajudar a controlar as porções que ingere.

Prepare: o planeamento de refeições por dia, semana, ou para um evento, ajuda bastante no controlo de porções. Se já tiver tudo pensado fica mais fácil gerir o que deve consumir e em que quantidade.

Registe: Existem agora muitas aplicações para o telemóvel que podem ser excelentes aliados no controlo das porções. Muitas vezes o registo de refeições faz com que nos apercebamos de quantas calorias estamos a ingerir por comer mais.

Divida: quando vai fazer uma refeição, divida-a com alguém. Se for comer fora e sem companhia, peça para trazer a outra metade consigo para casa. Evite a “síndrome do prato limpo”: só por que está no prato, não tem obrigação de comer.

Encha-se de vegetais: os vegetais são dos alimentos com menos calorias e que muitas vezes comemos em quantidades inferiores às que, na realidade, necessitamos. Por isso, substitua alimentos mais calóricos por legumes ou verduras, que são também mais saciantes dado o seu conteúdo em fibras, água, e várias vitaminas e minerais benéficos para o nosso organismo.

O controlo das porções é assim essencial para perda de peso ou para fazer manutenção de um peso saudável, sem haver um acréscimo desnecessário de calorias. Acredite que o seu corpo agradece a sua preocupação.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h