Dietas Low Carb: o que são e quais os benefícios

Dietas Low Carb: o que são e quais os benefícios

De acordo com o referencial da Direção Geral de Saúde de outubro de 2017, as dietas low carb são das mais vantajosas e eficazes para uma perda de peso sustentável e segura.

Vários estudos indicam que as dietas low carb promovem imensas melhorias a nível de saúde, como diminuição dos níveis de triglicerídeos, aumento do colesterol HDL (considerado “bom colesterol”), normalização da pressão sanguínea e dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a redução do perímetro abdominal traz inúmeros benefícios para pessoas com diabetes tipo 2 e/ou síndrome metabólica.

Os motivos que parecem estar na origem da eficácia de uma dieta low carb são os seguintes:

  • Diminuição dos níveis de insulina: esta é uma hormona fundamental na regulação dos níveis de açúcar no sangue e armazenamento da energia. Uma das principais funções da insulina é comandar as células gordas para produzir e armazenar gordura, e prender a gordura que já transportam. Também diz a outras células no corpo para captar glicose da corrente sanguínea e queima-la em vez da gordura. Por isso, a insulina estimula a produção de gordura e inibe a sua destruição. Sabe-se que as dietas low carb levam a uma grande redução nos níveis de insulina, logo a gordura não fica armazenada, tornando-se acessível para o corpo usar como energia, o que leva a uma diminuição da percentagem de gordura corporal.
  • Controlo de variedade: as dietas low carb excluem automaticamente alimentos menos saudáveis e com maior densidade energética, como refrigerantes, produtos de pastelaria, salgados, que são considerados viciantes. Estas dietas, ao terem menor variedade alimentar, levam a uma ingestão calórica reduzida. Descubra algumas das nossas receitas low carb.
  • Redução do apetite: já está bem estabelecido que quando há redução de ingestão de hidratos de carbono, o apetite diminui e há automaticamente uma redução da ingestão de calorias. Aliás, quando se comparam dietas low carb e low fat, há uma maior perda de peso nas dietas low carb. Um dos possíveis motivos pode ser por haver um aumento da ingestão proteica, mas também por ter efeitos benéficos na leptina e grelina, que são hormonas reguladoras do apetite.
  • Maior ingestão proteica: alguns estudos indicam que dietas com baixo teor de hidratos de carbono e ricas em proteínas são das mais eficazes na perda de peso a curto prazo. As explicações possíveis já foram mencionadas, como provocar maior saciedade, levando a um menor consumo calórico; aumentar o gasto energético; assim como manter ou aumentar a massa magra corporal.

Assim, se pretende perder peso de forma eficaz, lembre-se que a DIETA EASYSLIM® consiste numa abordagem nutricional low carb e moderadamente hiperproteica, sendo  uma solução segura e personalizada, permitindo uma redução ponderal, manutenção da massa muscular, maior saciedade e benefícios para a sua saúde.

Fontes:
A low-carbohydrate as compared with a low-fat diet in devere obesity. Disponível via http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022637.
The effect of a low-carbohydrate, ketogenic diet versus a low-glycemic índex diet on glycemic control in type 2 diabetes mellitus. Diponnível via https://www.ncbi.nlm.nhi.gov/pmc/articles/PMC2633336/.
Comparison of isocaloric very low carbohydrate/high saturated fat and high carbohydrate/low saturated fat diets on body composition and cardiovascular risk. Disponível via https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16403234.

COMECE AGORA A DIETA EASYSLIM

Adira ao método que já emagreceu mais de 300.000 pessoas

Fale connosco

808 200 134
Dias úteis das 9h às 18h**

Descarregue já a App DietaEasySlim®

Acompanhe seu progresso

Consulte o seu plano alimentar

Encontre as suas receitas favoritas

Registe as suas refeições

e muito mais

*Os resultados variam de pessoa para pessoa e dependem da adesão ao programa.

**Custo de chamada local - Dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 18h