Dietas low carb: o que são e quais os benefícios

A dieta low carb e as suas vantagens

Vários estudos indicam que as dietas low carb promovem imensas melhorias a nível de saúde, sendo vantajosas e eficazes na perda de peso.

 

Ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos, aumentar o colesterol HDL (considerado “bom colesterol”), contribuindo também para a normalização da pressão sanguínea e dos níveis de açúcar no sangue.

 

Além disso, a redução do perímetro abdominal traz inúmeros benefícios para pessoas com diabetes tipo 2 e/ou síndrome metabólica.

Motivos para a sua eficácia

Diminuição dos níveis de insulina:

 

Esta é uma hormona fundamental na regulação dos níveis de açúcar no sangue e armazenamento da energia. Uma das principais funções da insulina é comandar as células gordas para produzir e armazenar gordura, e prender a gordura que já transportam.

 

Também diz a outras células no corpo para captar glicose da corrente sanguínea e queima-la em vez da gordura. Por isso, a insulina estimula a produção de gordura e inibe a sua destruição. Sabe-se que as dietas low carb levam a uma grande redução nos níveis de insulina, logo a gordura não fica armazenada, tornando-se acessível para o corpo usar como energia, o que leva a uma diminuição da percentagem de gordura corporal.

 

Controlo de variedade:

 

As dietas low carb excluem automaticamente alimentos menos saudáveis e com maior densidade energética, como refrigerantes, produtos de pastelaria, salgados, que são considerados viciantes.

 

Estas dietas, ao terem menor variedade alimentar, levam a uma ingestão calórica reduzida.

Redução do apetite:

 

Já está bem estabelecido que quando há redução de ingestão de hidratos de carbono, o apetite diminui e há automaticamente uma redução da ingestão de calorias. Aliás, quando se comparam dietas low carb e low fat, há uma maior perda de peso nas dietas low carb.

 

Um dos possíveis motivos pode ser por haver um aumento da ingestão proteica, mas também por ter efeitos benéficos na leptina e grelina, que são hormonas reguladoras do apetite.

 

Maior ingestão proteica:

 

Alguns estudos indicam que dietas com baixo teor de hidratos de carbono e ricas em proteínas são das mais eficazes na perda de peso a curto prazo.

 

As explicações possíveis já foram mencionadas, como provocar maior saciedade, levando a um menor consumo calórico e ao aumento do gasto energético, assim como manter ou aumentar a massa magra corporal.

Assim, se pretendes perder peso de forma eficaz, lembra-te:

A Dieta EasySlim consiste numa abordagem nutricional low carb e moderdamente hiperproteica. Por isso mesmo, é uma solução segura e personalizada, permitindo uma redução ponderal, manutenção da massa muscular, maior saciedade e benefícios para a tua saúde.

Fontes:
A low-carbohydrate as compared with a low-fat diet in devere obesity. Disponível via http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022637.
The effect of a low-carbohydrate, ketogenic diet versus a low-glycemic índex diet on glycemic control in type 2 diabetes mellitus. Diponnível via https://www.ncbi.nlm.nhi.gov/pmc/articles/PMC2633336/.
Comparison of isocaloric very low carbohydrate/high saturated fat and high carbohydrate/low saturated fat diets on body composition and cardiovascular risk. Disponível via https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16403234.

Um único método, dois caminhos possíveis

Encontra o plano perfeito para ti e começa hoje o investimento mais valioso: o da tua saúde.

Começa agoraa Dieta EasySlim®

Adere ao método que já emagreceu mais de 330 mil pessoas

Como podemos ajudar?

Tens alguma dúvida?
Envia-nos a tua questão