O que acontece ao organismo quando saltas refeições?
Saltar refeições pode parecer-te inocente, mas será que este comportamento vai ter impacto no organismo e, por conseguinte, nos números na balança?
Vejamos o que acontece.
Sentir-te-ás mais cansado:
Quando se saltam refeições, há uma diminuição dos níveis de glicose (comummente conhecido como açúcar) no sangue, sendo esta a principal fonte de energia do cérebro. Se o cérebro não recebe o seu combustível, o seu funcionamento vai ser afetado, e o organismo vai produzir cortisol em maior quantidade. Isto irá resultar num maior cansaço, stress e irritação – até há uma palavra inglesa que descreve bem esta sensação: hangry (ficar irritado porque sente fome), que resulta na junção das palavras hungry (com fome) e angry (zangado).
Será mais desafiante fazer escolhas alimentares saudáveis:
Não comer por várias horas seguidas vai influenciar a tua próxima refeição: o corpo vai necessitar de repor energia de forma rápida, pelo que existe maior tendência a escolher alimentos hipercalóricos, ricos em açúcar e gordura, assim como comer em maior quantidade. Isto porque, biologicamente, o corpo está ensinado a funcionar no modo de escassez e, como não sabe quando vai voltar a comer, tem uma tendência a exceder o consumo alimentar, para criar reservas.
Pode ter um efeito contrário, fazendo-te aumentar de peso:
Mais uma vez, por uma questão de sobrevivência, quando o corpo não recebe uma fonte energética, vai entrar em modo poupador. Ou seja, desacelera o metabolismo, gastando menos calorias. Este era um processo bastante conveniente quando vivíamos no tempo das cavernas, mas que, agora, só dificulta o emagrecimento.
O que fazer para não saltar refeições?
-
1.
Em vez de fazeres unicamente as refeições principais, como almoço e jantar, toma o pequeno-almoço e faz as refeições intermédias.
-
2.
Tem sempre contigo um lanche para casos SOS. Podes encontrar ótimas opções na linha de alimentação da Dieta EasySlim, uma vez que os alimentos são práticos de transportar, têm as porções controladas, contêm baixo teor de hidratos de carbono e alto teor em proteínas, mantendo a saciedade, e não necessitam de frio para se conservarem.
-
3.
Planeia as tuas refeições com antecedência e, assim, estarás sempre prevenido para qualquer eventualidade.