Fazer exercício durante a dieta é assim tão importante?

É do conhecimento geral que tanto uma alimentação adequada como a prática de exercício físico regular fazem parte dos pilares para um estilo de vida mais saudável. E o senso comum considera que o exercício tem um papel ainda mais importante quando falamos de emagrecimento. Mas será essa noção assim tão real?

No que diz respeito à perda de peso e melhoria da composição corporal, tanto a alimentação como o exercício desempenham papeis importantes, embora diferentes. Apesar de, numa visão simplista, termos que considerar que o emagrecimento é determinado pelo balanço energético, ou seja, a relação entre as calorias que ingerimos e as que gastamos, na prática há outros determinantes a ser considerados nessa equação.

Para o emagrecimento, a dieta é mais decisiva que o exercício.

Vejamos o seguinte exemplo: em média, um homem de 70 kg que caminha a cerca de 5 km/h pode queimar aproximadamente 120 a 150 kcal em 30 minutos, o equivalente a menos calorias que 1,5 colheres de sopa de azeite (cerca de 180 kcal).

O que significa isto? Que com maior facilidade podemos manipular o balanço energético através de alimentos que através de exercício.

Mas como já te dissemos, a ingestão calórica, por si só, não é o único fator a ter em conta. O exercício é responsável pela manutenção e aumento da massa muscular, que por sua vez desempenha um papel importante na regulação do metabolismo energético e na manutenção de peso a longo prazo. ¬¬Quando iniciamos um processo de emagrecimento, existe o risco de perdermos não só gordura, mas também massa muscular. A melhor forma de o evitar é pelo consumo proteico adequado e pela prática de exercícios de resistência, como musculação. O músculo tem um dispêndio energético superior ao da gordura, o que significa que ao aumentar a sua massa muscular, não só irá aumentar o ritmo do teu metabolismo, como esse aumento irá facilitar a perda e a manutenção do peso perdido.

A combinação de exercício e dieta é, sem dúvida, a melhor opção, mas a verdade é que, infelizmente, quando se trata de emagrecer, o exercício não é imprescindível. No entanto, vale recordar que a prática de exercício pode também ajudar a manter o foco e a motivação neste processo.

A atividade física regular libera endorfinas, neurotransmissores que promovem uma sensação de bem-estar e reduzem o stresse e a ansiedade, o que pode ser especialmente útil durante períodos de restrição calórica. Para além disso, trás inúmeros benefícios para a saúde, não só física como mental.

Portanto, o exercício é importante, mas não é indispensável no que toca à perda de peso. Contudo, se o teu objetivo passa também por melhorar a tua composição corporal, obter mais músculo e menos gordura, já não é bem assim. O ideal é sempre uma conjugação dos dois, não só para o emagrecimento, mas especialmente para uma vida melhor e mais saudável.

Um único método, dois caminhos possíveis

Encontra o plano perfeito para ti e começa hoje o investimento mais valioso: o da tua saúde.

Começa agoraa Dieta EasySlim®

Adere ao método que já emagreceu mais de 330 mil pessoas

Como podemos ajudar?

Tens alguma dúvida?
Envia-nos a tua questão