Engordas sempre nas estações do ano mais frias?
Sentes que quando o tempo arrefece as calças também encolhem?
É comum a várias pessoas um ligeiro aumento de peso durante o inverno, uma vez que a vontade de ingerir alimentos calóricos é maior, enquanto a disposição para a atividade física é menos.
No entanto, existem outras razões evolucionárias e científicas que explicam estas alterações de peso no meses mais frios.
1. Maior produção de hormonas do sono:
Como os dias ficam mais curtos, amanhece mais tarde e anoitece mais cedo, há menos exposição à luz solar, e o nosso quotidiano mantém-se apesar da alteração dos horários, acabando por haver dessincronização do nosso relógio biológico. Este processo tem um impacto nas hormonas do sono, havendo um aumento da produção da melatonina. Esta hormona ajuda a adormecer mais rapidamente, logo há uma maior sensação permanente de sono, o que leva a uma falta de energia e motivação. Outra consequência é o aumento do apetite. Ou seja, tendemos a comer mais e a mexer-nos menos, tendência que pode levar a um aumento do peso.
2. Consumir hortofrutícolas:
Uma das regras mais importantes para o ano todo é ingerir verduras e legumes. Mas em vez de consumires saladas, opta por cozer, saltear, ou preparar sopas, cremes e omoletes.
3. Beber chá:
Os chás são bebidas quentes que, além de aquecerem, ainda hidratam. Opta pelo chá verde ou de gengibre, visto terem capacidades de acelerar o metabolismo.
Com o acompanhamento nutricional da Dieta EasySlim, aprende a fazer melhores escolhas alimentares que te permitam controlar o apetite e consequentemente. manter o peso.
4. Controlar quantidades:
Apesar de haver uma maior vontade de ingerir alimentos calóricos, até porque é nesta altura que se comem as iguarias natalícias, é importante controlar as quantidades para não exagerar e evitar o aumento de peso.
5. Fazer exercício físico:
É importante praticar atividade física para no mínimo manter o peso. Se o frio desmotiva, escolhe modalidades que podem ser praticadas dentro de paredes, como ir ao ginásio.
O exercício físico também vai ser fundamental para aumentar a produção de serotonina, uma hormona de boa disposição e que vai ajudar a controlar a vontade de comer e sentires-te com mais disposição para continuar a fazer exercício.