Encontra motivação para emagrecer
Emagrecer parece-te uma missão impossível?
Talvez até já tenhas pensado: “Amanhã faço dieta” ou “Vou desistir porque prefiro comer bolachas a este esforço”. Se é o teu caso, este texto é para ti.
Sabia que a motivação pode ser trabalhada?
Segue as nossas dicas:
Percebe o motivo pelo qual queres emagrecer
É fundamental definir todas as razões que fazem com que queiras verdadeiramente emagrecer e escreve-las. Todos os motivos são válidos: quereres caber naquelas calças que já não vestes há dois anos, para ser mais saudável, para não te cansares quando sobes escadas ou por uma questão de autoestima. O importante é que queiras emagrecer por ti e não porque alguém te disse que o devias fazer. Sempre que sentires que a tua motivação está a ficar um pouco abalada, lê o que escreveste que te lembrares do porquê de teres iniciado este processo.
Tem expectativas realistas
Antes de traçar objetivos, deves perceber o que é realista para ti, tendo em conta a tua composição corporal atual e estilo de vida. Ao definir um peso objetivo irrealistas poderás sentir alguma frustação e, eventualmente, fazer com que desistas da dieta. Caso estipules expectativas realistas, sentirás que o teu objetivo está a ser cumprido.
Define um objetivo geral, mas também objetivos a curto prazo
Normalmente, quando se pergunta a alguém quanto quer emagrecer, a resposta centra-se no objetivo final. O que está correto, porque efetivamente é necessário ter uma meta a atingir. Contudo, é tão importante definir objetivos a médio/longo prazo como definir a curto prazo.
Estes podem ser objetivos semanais tão simples como: “esta semana vou comer verduras a todas as refeições”, “vou comer 3 vezes por semana” ou “durante esta semana, vou deixar de comer aquele pedaço de chocolate à noite”. Desta maneira vais sentir que o objetivo final está cada vez mais próximo.
Para os teus objetivos serem mais eficazes, como é o caso dos mencionados anteriormente, devem ser SMART:
-
1.
Specific: específico
-
2.
Measurable: mensurável
-
3.
Attainable: atingível
-
4.
Realistic: realista
-
5.
Time-based: com tempo definido
Celebra as tuas vitórias
Definiste objetivos SMART a curto prazo e atingiste-os? Comemora! Conseguiste cumprir mais uma etapa e bem sabemos como é um processo desafiante. Assim sendo, é completamente normal que sentias orgulho em ti e deves partilhar essa alegria. E por que não premiares-te? Que tal celebrares com uma pequena sessão de spa doméstico, comprares uma nova peça de roupa ou fazeres um workshop de culinária saudável?
Sê o teu melhor amigo
Durante este processo, é possível que não tenhas sempre resultados positivos e que nem sempre cumpras a Dieta a 100%. Se isso acontecer, não sejas demasiado duro contigo e perdoa-te. Quando se te uma mentalidade de “tudo ou nada”, a probabilidade de atingires o teu peso objetivo é menor. Quando cometeres um excesso, imagina que isso tinha acontecido com um amigo teu e pensa que conselhos lhe darias. Depois, aproveita esses mesmos conselhos e segue-os.
Tem uma rede de suporte
Encontra aquela ou aquelas pessoas que vão poiar todo o teu processo e ajudar-te a sentires-te mais motivado. Todos nós precisamos de apoio, de alguém que nos encoraje e de feedback positivo. Por isso, partilha os teus planos e, quem sabe, talvez até encontres alguém com quem tenhas objetivos em comum e que o acompanhes neste desafio.
Por último, mas não menos importante, cumpre as tuas consultas semanais de coaching nutricional da Dieta EasySlim. O teu nutricionista irá ajudar-te em todas estas etapas, visto que será a quem terás de mostrar resultados, quem irá encontrar contigo estratégias para que atinjas os teus objetivos SMART, assim como celebrar as tuas vitórias e mostrares-lhe que compensa manteres motivação e determinação.