Como gerir as tentações de verão
O verão é um período onde tendencialmente os convívios e festejos aumentam, até porque o calor convida a isso mesmo.
Mas alguns alimentos e bebidas típicos desta época podem fazer-nos desviar da rotina.
A verdade é que não precisas de desesperar. Afinal, gerir as tentações de verão não tem que ser um bicho de sete cabeças.
A Dieta EasySlim® deixa-te algumas sugestões para tornar essa tarefa tão simples quanto possível.
Sê seletivo
Como diria o provérbio “nem sempre, nem nunca”.
Isto porque é natural que acabes por consumir alguns dos alimentos mais comuns nesta altura do ano, como os gelados ou as bolas de Berlim na praia. Aquilo que tens que ter muito presente, é que quanto mais vezes o fizeres, mais distante estarás de um objetivo de emagrecimento/manutenção de peso (se for o caso) ou mesmo de uma alimentação saudável.
Por isso, seleciona o que é realmente importante para ti consumir e cinge-te a isso, ao mesmo tempo que moderas a quantidade e frequência do consumo deste tipo de alimentos.
Usa a marmita
Quem nunca sentiu fome na praia que atire a primeira pedra. Mas num local onde a oferta é escassa e principalmente, menos saudável, a marmita pode ser um poderoso aliado na gestão da tua alimentação.
O que lá colocar dentro? Dá asas à imaginação! Desde sandes de pão integral, wraps, fruta fresca, palitos de vegetais, frutos oleaginosos, queijo mini light, iogurtes ou se fores mais guloso, umas panquecas ou bolos/biscoitos caseiros sem adição de açúcar… A verdade é que, desde que devidamente acondicionado numa geleira/mala térmica, podes levar as tuas opções favoritas para um dia na praia, no rio, no parque ou qualquer sítio onde queiras ir.
Faz trocas inteligentes
Trocas simples como gelados comuns por gelados caseiros ou fruta congelada (uvas, pêssego, melão e melancia), bolas de Berlim normais por alternativas sem creme ou panquecas/bolos caseiros, a tradicional sangria por uma receita preparada com gasosa light ou zero, sumos de fruta por águas aromatizadas… um leque de opções que te podem fazer poupar uma quantidade significativa de calorias, sem teres que passar em branco os teus eleitos de verão.
Ideias-chave
-
1.
Não precisas de abdicar de tudo o que gostas no verão, basta seguires as nossas dicas;
-
2.
Seleciona os alimentos que preferes, cinge-te a eles e modera as quantidades;
-
3.
Leva marmita para os dias fora de casa e recheia-a com opções mais saudáveis;
-
4.
Troca alguns dos alimentos típicos do verão, por versões mais saudáveis ou menos calóricas;
-
5.
Quando fores petiscar com amigos, faz as escolhas mais alinhadas com os teus objetivos.
Petisca de modo mais saudável
Um must do verão são os encontros com os amigos, numa esplanada, acompanhando a conversa com alguns petiscos e umas cervejas, certo?
Ora, porque não manter essa tradição e fazer escolhas mais acertadas na hora de comer e beber? Como já referimos, selecionar os alimentos que mais te convêm ou fazer trocas inteligentes pode ser um bom princípio.
Assim:
– Evita os alimentos fritos, folhados, com maior teor de gordura ou muitos molhos;
– Evita usar pão como acompanhamento dos petiscos;
– Dá preferência a alimentos com maior teor de proteína e magros, como caracóis, tremoços e a generalidade dos mariscos e frutos do mar;
– Escolhe queijos e enchidos com menos gordura;
– Pede os petiscos à medida que vão terminando, para não comeres em demasia;
– Evita bebidas alcoólicas, preferindo água, água com gás, chá frio e refrigerantes light ou zero. No caso de escolheres bebidas alcoólicas, bebe com moderação, e alterna com as que já mencionámos.