Como controlar a fome emocional
Sabes o que é fome emocional?
O stress e ansiedade podem traduzir-se numa vontade repentina e descontrolada de comer certos alimentos, especialmente aqueles com mais calorias e maior teor de açúcar e gordura.
Nestes casos, a comida é utilizada como um refúgio para se acalmar, obter conforto ou até descarregar raiva e frustração. Este comportamento é chamado de fome emocional.
Fome emocional: o que é?
A fome fisiológica distingue-se da fome emocional no sentido em que a primeira ocorre gradualmente, é satisfeita com qualquer tipo de alimento e acaba quando se sente saciado. O mesmo não acontece com a fome emocional.
É importante que a fome emocional não se transforme num comportamento alimentar constante e disfuncional. Esta ingestão alimentar compulsiva pode, por exemplo, estar associada a problemas como depressão, ansiedade, baixa auto-estima, entre outros.
Perceber qual o fator desencadeador
É importante perceber o que provoca e intensifica estes episódios de forma a conseguir prever estes momentos e mais facilmente encontrar uma solução.
Antecipa-te
Pensa em atividades que te tragam prazer e que te consigam distrair quando se aproximar um momento de fome emocional. Que tal ler um livro cativante, ir passear a um sítio que gostas ou dançar ao som da tua música preferida? Encontra a melhor atividade para ti e põe-te à prova!
Utiliza as redes sociais
Ajuda sempre ter com quem falar ou desabafar nos momentos em que te sentes mais vulnerável. Para além de partilhares com as pessoas mais próximas que precisas de te distrair, podes também contar com as redes sociais para te inspirares com comportamentos e pensamentos positivos.
Se a fome emocional é uma questão recorrente
não hesites em procurar os conselhos de um nutricionista e de um psicólogo para te ajudarem a gerir os estímulos emocionais.
Cuida do teu bem-estar físico e mental
Pratica atividade física regularmente, de forma a obter benefícios físicos e psicológicos. Para te sentires sempre com boa disposição e de modo a gerir melhor o stress, experimenta também exercícios como meditação e mindfulness.
Escolhe ser saudável
Tem sempre contigo alimentos saudáveis para quando te surgir um episódio de apetite voraz. Boas opções de snacks são, por exemplo, gelatina light, iogurte ou referências da linha de alimentação Dieta EasySlim. Desta forma, consegues garantir que os alimentos que ingeres não serão prejudiciais.