Chegou a época de casamentos e festas de verão - como gerir?
Está oficialmente aberta a época de casamentos e das festas de verão, e se numa alimentação saudável se consegue incluir um ou outro desvio nas refeições sem grande prejuízo, esta altura do ano revela-se um verdadeiro desafio para quem está a tentar emagrecer, gerir o peso ou apenas melhorar o seu estilo de vida.
Por isso mesmo, a Dieta EasySlim® deixa-te algumas dicas que podes colocar em prática, de forma a aproveitar todos os eventos festivos com o mínimo prejuízo possível.
Antecipa a fome
Já alguma vez foste a um supermercado com fome? Apeteceu-te comer tudo o que viste, certo?
O mesmo acontecerá se chegares a um evento cheio de fome e te deparares com um banquete com ofertas alimentares a perder de vista (e muitas delas bastante prejudiciais aos teus objetivos).
A chave aqui é antecipares-te e evitares chegar a esse momento faminto. Por isso, para além de não saltares refeições, deves privilegiar o consumo de alimentos ricos em proteína (carne, peixe, ovos, laticínios, tofu) já que este é o nutriente mais saciante.
Para além disso, não te esqueças de levar um snack de fácil transporte contigo, caso a hora da refeição demore mais do que aquilo que estavas a contar.
Modera as quantidades
Nem sempre, nem nunca.
A verdade é que estar presente em eventos pode fazer com que seja desafiante resistir às tentações e nem sempre terás que o fazer, desde que saibas ser moderado.
Se tens preferência pelos salgados, então cinge-te a consumir os teus alimentos de eleição nas entradas e “poupa” calorias nos restantes. Se és uma pessoa de doces, escolhe fazê-lo nas sobremesas… e por aí vai.
Para além disso, tenta gerir as quantidades e não comer porções inteiras de cada um dos alimentos que decidires ingerir.
Gasta mais calorias
Se estás numa festa, certamente haverá música. E se há música, há oportunidade de dançar e gastar algumas das calorias que tens vindo a ingerir ao longo do evento. Então porque não aproveitar e divertires-te ao mesmo tempo?
Mas, se não gostas de dançar, temos outras soluções.
Começa por te levantar. Estar em pé aumenta o teu gasto calórico em comparação com estar sentado. E, se estiveres num espaço que to permita, vai dar uma volta – para além de te ajudar na digestão, irás aumentar o dispêndio energético.
Lembra-te
Há sempre formas de aproveitaras ocasiões festivas, sem deitar tudo a perder ou deixar de aproveitar.
Petisca de modo mais saudável
Um must do verão são os encontros com os amigos, numa esplanada, acompanhando a conversa com alguns petiscos e umas cervejas, certo?
Ora, porque não manter essa tradição e fazer escolhas mais acertadas na hora de comer e beber? Como já referimos, selecionar os alimentos que mais te convêm ou fazer trocas inteligentes pode ser um bom princípio.
Assim:
– Evita os alimentos fritos, folhados, com maior teor de gordura ou muitos molhos;
– Evita usar pão como acompanhamento dos petiscos;
– Dá preferência a alimentos com maior teor de proteína e magros, como caracóis, tremoços e a generalidade dos mariscos e frutos do mar;
– Escolhe queijos e enchidos com menos gordura;
– Pede os petiscos à medida que vão terminando, para não comeres em demasia;
– Evita bebidas alcoólicas, preferindo água, água com gás, chá frio e refrigerantes light ou zero. No caso de escolheres bebidas alcoólicas, bebe com moderação, e alterna com as que já mencionámos.
Hidrata-te
Manter a hidratação nestes dias é muito importante. Para começar, irá minimizar a retenção de líquidos que irás sentir nos dias seguintes, mas também ajudará na tua sensação de saciedade e no melhor controlo da ingestão alimentar.
E não, não te podes hidratar com bebidas alcoólicas. Estas terão exatamente o efeito contrário e causar desidratação. Para além disso, as bebidas alcoólicas são ricas em calorias, sobretudo quando falamos de misturas com sumos ou refrigerantes com açúcar. Assim, tenta limitar ao máximo o seu consumo, e caso as consumas, vai alternando sempre com água.